Aulas presenciais: Ao menos 15 estados têm previsão de retomada em 2021

Devido à pandemia da covid-19 as unidades de ensino do Brasil e de diversos outros países precisaram fechar as portas. Assim, em meados de março de 2020, quando houve a confirmação dos primeiros casos da doença no Brasil, as aulas presenciais foram suspensas em todas as redes públicas de ensino, bem como na rede privada.

Desde então, há escolas fechadas por mais de sete meses e manifestações diversas contra e pró a retomada das aulas presenciais em diversos estados. Em São Paulo, por exemplo, houve um movimento de retomada com a reabertura das escolas particulares que foi interrompido por conta do número no aumento de casos da covid-19. No entanto, pelo menos 15 estados têm previsão de reabrir as escolas da rede pública de ensino neste ano de 2021.

Escolas retomarão as aulas presenciais nos primeiro semestre de 2021

De acordo com levantamento feito pelo UOL, 15 redes públicas estaduais devem retomar as aulas presenciais ainda no primeiro semestre do ano, entre elas figuram as redes de São Paulo, Paraná e Goiás. A maioria pretende reabrir as escolas entre os meses de janeiro e março.

Entre os estados  com intenção de retorno às salas de aula em 2021, apenas o Amapá e o Pará ainda não defiram as datas. Já em Goiás e Piauí as aulas devem começar ainda neste mês. O Distrito Federal também já definiu a retomada das aulas presenciais para o dia 8 de março. 

Além disso, como medida de segurança contra a covid-19, a volta às aulas deve acontecer por meio do modelo híbrido de ensino, com aulas on-line e aulas presenciais. As aulas só poderão acontecer com um determinado limite de alunos para garantir o distanciamento social. Os estados que seguem sem previsão para reabrir as escolas são: Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Amazonas e Tocantins.

De acordo com decisão do MEC, as universidades federais devem se organizar para a retomada das aulas presencias a partir do dia 1ª de março.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Corte no MEC pode afetar educação básica em até R$ 1 bilhão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.