Amazonas: comunidade escolar é consultada sobre volta às aulas

Os pais devem responder, por exemplo, se o filho faz parte do grupo de risco para Covid-19

Nesta semana, a Secretaria de Educação do Amazonas iniciou uma ação que pretende ouvir a comunidade escolar a respeito do retorno às aulas presenciais nas escolas públicas estaduais.

A iniciativa vai ouvir pais e profissionais da educação sobre mudanças pedagógicas e protocolos de saúde no cenário pós pandemia, além de entender as principais preocupações quanto ao retorno.

O questionário está disponível no site da Secretaria Estadual de Educação e está divido em quatro categorias: pais, professores, servidores administrativos e gestores.

Os pais devem responder, por exemplo, se o filho faz parte do grupo de risco para Covid-19, se na família houve algum caso da doença, se sente seguro em encaminhar o filho para a escola e se o aluno teve acesso ao projeto de aulas remotas.

Ainda não há data para o retorno às aulas presenciais. Segundo o governo, a definição depende dos números de casos e de mortes pela Covid-19 no estado.

Mato Grosso: prefeitos vão decidir sobre retorno

No Mato Grosso, prefeitos de municípios devem decidir sobre o retorno às aulas nas escolas particulares. Segundo o governador, Mauro Mendes, a realidade de contaminação é muito diferente em cada município; e, dessa forma, os prefeitos devem ficar responsáveis por avaliar se é prudente e seguro reabrir as unidades particulares de ensino neste momento.

A decisão de delegar a cada prefeito a definição do retorno às aulas foi tomada após reunião do governador com deputados, diretores de escolas e profissionais da Educação.

As aulas nas escolas públicas e particulares estão suspensas desde o dia 23 de março, por conta do novo coronavírus.

O governo editou decretos com orientações para auxiliar os prefeitos a tomarem as medidas restritivas mais adequadas em cada município, com respeito ao isolamento social; ações de higiene e distanciamento; e uso de máscaras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.