Acesso à cultura e educação pode ser dificultado pela tributação sobre livros

A proposta de reforma tributária do governo tem deixado escritores e educadores e mercado editorial em alerta, pois prevê tributação sobre livros, o que poderá prejudicar o acesso à cultura e à educação no Brasil.

Vigora no país desde 2004 uma lei que desobriga a taxação para o mercado editorial, assim, os setores que incentivam a leitura são isentos desde 2004, apesar da imunidade de impostos a materiais para leitura ser garantida desde a Constituição de 1946.

Contudo, com proposta de reforma tributária, Paulo Guedes, ministro da Economia, prometeu acabar com a isenção de tributos para livros. Com isso, o mercado editorial passaria a ser taxado em 12%.

Desse modo, se aprovada a proposta, os livros, que já têm preços elevados no país, ficarão ainda mais caros. A proposta certamente prejudicaria o desenvolvimento do mercado editorial, já muito afetado pelo cenário de pandemia do novo coronavírus.

Nesse sentido, surge a preocupação com o acesso à cultura e à educação que pode ser  muito dificultado pela medida, pois a tributação traria entre os efeitos colaterais a elitização do acesso à leitura.

Essa preocupação surge principalmente porque a isenção aos materiais de leitura, inclusive os didáticos, é uma forma garantir aos brasileiros de todas as classes sociais a possibilidade de acessar a cultura e a educação.

Debate

Durante reunião da Comissão Mista para discutir a reforma tributária, o ministro da Economia foi questionado pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) sobre a medida.

“Vamos dar o livro de graça para o mais frágil, para o mais pobre, e não isentar o deputado Marcelo Freixo, que pode muito bem pagar um livro. Nós não precisamos de isentá-lo para ele comprar o livro dele. Eu também, quando compro meu livro, preciso pagar meu imposto”, afirmou Paulo Guedes.

Contudo, o ministro não explicou se realmente há uma proposta no sentido de dar livros aos brasileiros de classes sociais mais pobres.

Além disso, entidades preocupadas com a possível tributação sobre livros redigiram um manifesto para a comissão que avalia a proposta de reforma tributária. A proposta foi redigida pela Associação Brasileira dos Editores de Livro (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livro, o Snel. Contudo, as entidades ainda não receberam resposta.

E aí? Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Confira Vestibular 2021: Lista da Unicamp de obras literárias obrigatórias foi reduzida.
Veja também Educadores são contra livros didáticos na pré-escola.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/vestibular-como-dar-conta-da-leitura-das-obras-literarias-obrigatorias/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.