5 dicas para organizar a rotina de homeschooling

Profissionais da educação e pais estão tendo que lidar com o ensino a distância no Brasil desde março, quando as instituições de ensino tiveram suas aulas suspensas em decorrência da pandemia causada pela COVID-19. Desse modo, a rotina de homeschooling se tornou uma realidade.

Também conhecido como ensino domiciliar, o homeschooling pode se apresentar como um grande desafio para as famílias que não estão acostumadas. Desse modo, educadores e famílias adeptas do ensino domiciliar têm algumas dicas que podem ajudar.

Organize a rotina de homeschooling

Os adultos que têm que lidar com o ensino domiciliar de crianças e adolescentes devem estar atentos a uma série de detalhes para que o estudo seja efetivo. Desse modo, apresentamos as seguintes dicas:

Organize um quadro de horários

Organizar um quadro ilustrativo de horários para a criança ou adolescente pode ajudar muito na rotina de ensino domiciliar, pois auxiliará o aluno a entender suas obrigações de estudo.

Desse modo, estabelecer horários de estudo, pausas para descanso, horários para lanche ou mesmo o tempo livre é essencial para que a criança ou adolescente não “relaxe” nas atividades diárias e entenda que tudo tem o seu tempo.

Tenha controle do uso de eletrônicos 

O uso de eletrônicos em casa pode atrapalhar e muito os momentos de estudo. Logo, recomendamos evitar televisão, som ou outros dispositivos ligados durante os horários reservados para os estudos.

A criança ou adolescente deve evitar também o uso de tablets smartphones durante as aulas. Só devem estar em uso se necessários ao momento de estudo.

Prepare um canto de estudos

É essencial na rotina de homeschooling que o aluno tenha seu espaço adequado de estudo. Então, estabeleça na casa um ambiente só para isso. Desse modo, é interessante buscar o local mais silencioso, iluminado e harmonioso da casa.

Ter um espaço físico dedicado ao aprendizado irá melhorar a capacidade de concentração do estudante.

Invista no período de maior produtividade

Por fim, recomendamos que os horários de estudo sejam concentrados no período de maior produtividade do estudante. Cada um tem seu horário de predileção ou de maior disposição, é bom que isso seja respeitado.

Logo, se a criança ou adolescente tem mais facilidade de concentração pela manhã, deve estudar pela manhã, contudo, se o estudante tiver dificuldade de levantar cedo, por exemplo, as atividades de estudo podem ser realizadas no turno da tarde.

E aí? Gostou das dicas? Comente aqui.

Acompanhe mais notícias da área de educação aqui.
Veja também MP flexibiliza carga horária mínima do ano letivo.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.