Educação: Principais exames de proficiência de idiomas

Fazer um curso fora do país é o sonho de muitos estudantes e, para realizar esse sonho, geralmente é preciso ter algum conhecimento de uma língua estrangeira. Há universidades do exterior que só aceitam estudantes que tenham proficiência na língua oficial do país, ou seja, a língua na qual as aulas são ministradas. Por isso, é crucial aprender um idioma como o inglês ou o espanhol, por exemplo.

No entanto, não basta apenas fazer um cursinho ou aprender por conta própria. O estudante precisa provar que é proficiente em determinada língua, ou seja, que tem a capacidade o conhecimento suficiente para se comunicar nesse idioma em diversos contextos e modalidades. Por isso, a melhor alternativa é obter uma certificação. Veja abaixo os três principais exames pra quem busca certificado de proficiência em inglês e espanhol.

3 principais exames de proficiência 

Toefl 

O Test of English as a Foreign Language (Toelf) é um dos mais importantes e respeitados exames de proficiência de inglês do mundo. Desenvolvido pela ETS, entidade sem fins lucrativo, o certificado Toelf é aceito em mais de 10 mil instituições de 130 países. O exame tem um nível elevado de complexidade pois avalia o estudante em quatro esferas. Desse modo, o estudante faz provas que abarcam leitura, conversação, compreensão auditiva e redação. 

Ielts 

Outro exame de proficiência muito respeitado é o Ielts (International English Language Testing System). Assim como o Toefl, o Ielts é um dos testes mais aceitos, sendo desenvolvido por Britsh Council e pela Universidade de Cambridge. Para obter essa certificação de proficiência em língua inglesa, o estudante passa pela avaliação de suas competências de interpretação oral, interpretação de texto, redação e conversação. A prova de conversação é a mais curta, durando apenas 14 minutos.

Dele

Por fim, apresentamos o Dele (Diploma de Español como Lengua Extranjera). Um dos exames de proficiência de espanhol mais respeitados, o Dele é fruto de uma parceria do Instituto Cervantes com o Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. O exame concede certificação em até seis níveis de domínio do espanhol, do DELE A1 até o DELE C2. Desse modo, as provas variam de acordo com o nível de certificação desejado.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.