Educação do DF distribui 140 computadores para formação dos professores

No contexto da urgência para o ensino, ocasionada pela pandemia do coronavírus, esses profissionais também vão passar por formações na próxima semana tanto de aperfeiçoamento em letramento digital quanto do uso desse meio

Quatorze regionais de ensino dos Centros de Referência em Tecnologia Educacional (CRTEs) do Distrito Federal recebem neste mês 140 computadores para atuarem como multiplicadores na formação dos professores que, na volta às aulas, no próximo dia 29, vão passar a dar aulas mediadas por tecnologia.

Ao todo, cada regional vai receber dez computadores para atuar na revitalização dos CRTEs. A medida vai melhorar a formação dos professores que vão atuar no ensino mediado.

“Os CRTEs são peças importantes no processo de modernização e digitalização da nossa rede. Promovem rotineiramente treinamentos com professores e, por isso, decidimos abraçá-los nesse processo de modernização. Vamos atuar proativamente no alinhamento das ações desses centros com a estratégia da Secretaria na busca do ajuste perfeito entre a tecnologia e a pedagogia. Nossa primeira ação será reequipá-los”, informa o subsecretário da educação Helber Ricardo Vieira.

Os CRTEs atualmente estão ligados às unidades de educação básica (Uniebs), vinculadas às Coordenações Regionais de Ensino. Em cada Centro, três ou quatro funcionários ministram cursos voltados à tecnologia para os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal.

No contexto da urgência para o ensino, ocasionada pela pandemia do coronavírus, esses profissionais também vão passar por formações na próxima semana tanto de aperfeiçoamento em letramento digital quanto do uso desse meio, dos ambientes criados pela Secretaria de Educação na plataforma Google Sala de Aula.

Ano letivo no DF vai até janeiro de 2021

O ano letivo de 2020 do Distrito Federal deve terminar em 28 de janeiro de 2021 para alunos da rede pública. Com as aulas presenciais suspensas desde 11 de março por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a reorganização do calendário vai ao encontro da determinação do Ministério da Educação (MEC), que autorizou a flexibilização dos 200 dias letivos mínimos previstos em lei, mas mantendo a carga horária mínima anual.

As aulas remotas serão retomadas no próximo dia 29 de junho, mas a previsão de retorno das atividades presenciais ainda depende de decisão do governador Ibaneis Rocha. A proposta de calendário foi apresentada nesta semana aos coordenadores regionais de ensino e entregue ao Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF). O documento será encaminhado também ao Conselho de Educação do Distrito Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.