Editorial: estrutura e como produzir

O editorial é um tipo de texto do gênero jornalístico que costuma aparecer no início das colunas. Ele se difere de outros textos que compõem o jornal pois possui cunho opinativo e não informativo. É um texto de caráter subjetivo e pode abordar assuntos tratados em outras seções do jornal. 

Os escritos são organizados por editorialistas que trabalham em equipe. Por isso, outra característica importante do editorial é o fato de não levar a assinatura de um autor.

Como fazer um editorial?

Para produzir um editorial, em primeiro lugar, é necessário conhecer bem o assunto em questão. Portanto, pesquise sobre os temas. Em seguida, faça um breve resumo sobre todo o conteúdo que encontrar a respeito do assunto escolhido. A estrutura básica de um editorial é a mesma de um texto dissertativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, ele pode ainda assim não seguir o padrão proposto, justamente devido às marcas de subjetividade.

Na introdução, é necessário dar destaque às ideias principais que serão desenvolvidas no corpo do editorial. Então, apresente ao leitor os principais temas de modo que desperte o interesse dele pelo que foi escrito.

O desenvolvimento é a parte mais importante do texto. Nesse momento, você deve utilizar a argumentação para mostrar ao leitor seu ponto de vista. Reforce a argumentação com pesquisas ou dados estatísticos relacionados ao assunto. O texto deve ser escrito em 3ª pessoa, no entanto, em caso de editoriais assinados por redatores, é possível usar a 1ª pessoa.

A conclusão deve arrematar as ideias que foram expostas durante todo o editorial. Assim, é possível concluir com sugestões de algumas alternativas de solução para a problemática em questão. É possível também terminar de maneira criativa, propondo uma reflexão por meio de uma pergunta.

Por fim, após finalizar o texto, é necessário revisar a escrita. Durante a revisão, releia todo o texto e verifique se a estrutura está coerente e se não há desvios da norma culta. Além disso, é crucial analisar se a linguagem escolhida está acessível ao público-alvo. Por ser um texto jornalístico, é preciso ser claro e objetivo.

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