Edital PM PE com 2.580 vagas pode sair a qualquer momento; banca definida!

Confira todas as novidades e prepare-se!

O edital PM PE (Polícia Militar Pernambuco) pode ser liberado a qualquer momento. Isso porque, o concurso avançou mais uma etapa e definiu banca organizadora.

Vale lembrar que a expectativa é de 2.580 vagas. A informação foi compartilhada pela deputada estadual Gleide Ângelo,  em suas redes sociais, após conversa com membros do Executivo.

Além da escolha da empresa, o nome ainda não foi revelado até o momento. É importante destacar que outros certames do estado também já escolheram banca, como por exemplo, o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica.

Nas redes sociais, a deputada Gleide destacou: “Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foi REAFIRMADO que o edital desses concursos sairá ainda este ano (2022)”.

A deputada ainda citou que no processo, as bancas que envolveram propostas para organizar o certame foram Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET).

É importante lembrar que além de receber as inscrições, a empresa será responsável por organizar os trâmites e etapas do concurso.

Cargos edital PM PE

O concurso vai ofertar oportunidades para soldados e oficiais, sendo que:

  • Soldados (praças): 2.400 vagas;
  • Oficiais: 180 vagas.

Os requisitos dependem do cargo. Para soldado, a escolaridade exigida é nível médio, além de Carteira Nacional de Habilitação e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Para carreira de oficial é preciso comprovar graduação em Direito e deve ter um novo requisito referente à idade. Uma informação importante e que precisa ser lembrada é que a Lei Complementar 498/2022 foi sancionada em julho de 2022.

Na ocasião, estabeleceu que a idade máxima para soldados e oficiais foi estabelecida para 30 anos. Vale lembrar que há exceção é para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados.

Quando foi o último concurso?

O último edital PM PE foi anunciado em 2018 e ter como requisito graduação em Direito. Os demais requisitos para os cargos foram:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

As provas houveram cobrança de 60 questões para soldado. Na ocasião, as disciplinas cobradas foram: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Já para Oficial, o quantitativo foi referente a 70 questões e a cobrança das seguintes disciplinas:  Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.

Outras fases como exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica também foram cobradas neste certame, de acordo com o edital PM PE, na época.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.