IBGE anuncia concurso com 8 mil vagas e SALÁRIOS surpreendentes; confira

Não deixe de ver

O edital IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não vai demorar de sair. Nesta quarta-feira, 17 de maio, por meio do Diário Oficial, foram anunciadas as oportunidades para provimento temporário e o quantitativo da próxima seleção.

A autorização é para o PSS IBGE – Processo Seletivo Simplificado. Ao todo serão 8.141 vagas para atuação relacionadas ao Censo Demográfico 2022 e à coleta de pesquisas do órgão.

Distribuição de vagas do edital IBGE

Inicialmente, confira a distribuição de vagas de acordo com o quadro apresentado abaixo:

ANEXO I – QUADRO DE VAGAS

CARGOVAGAS
Codificador120
Agente Censitário Mapeamento (ACMAP)148
TOTAL268

ANEXO III- QUADRO DE VAGAS

CARGOVAGAS
Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM)6.742
Supervisor de Coleta e Qualidade806
Agente de Pesquisa por Telefone276
Supervisor de Pesquisa49
TOTAL7.873

O contrato terá duração de um ano. A prorrogação, se necessário, vai levar em conta às necessidades do IBGE. O prolongamento do contrato, caso seja necessário, será por igual período.

Quanto aos salários, os valores ainda serão anunciados pelo Instituto já que o edital tem o prazo de seis meses para sair.

Ademais, a portaria que autoriza o PSS IBGE para temporários foi assinada pela Ministra de Estado da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, e também pela Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Acesse aqui a portaria na íntegra.

Edital IBGE para efetivos

Os concurseiros que estão na espera do concurso IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) receberam uma excelente notícia.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, declarou que o novo edital vai sair ainda em 2023 e confirmou: “Vai ter concurso para o IBGE, concurso para o Ipea, concurso para auditores, concurso para a Receita“.

Por fim, sobre a ordem em que os editais serão liberados, Tebet disse: “Não sei quem fica na primeira leva ou na segunda leva, mas já tem uma lista ali”. As declarações aconteceram durante aula magna no campus de Araraquara da Unifesp ( Universidade Federal de São Paulo).

Vagas para efetivos

Em primeiro lugar, a solicitação do edital IBGE para efetivos será de 3.044 vagas. As oportunidades serão para os seguintes cargos:

  • 588 – Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • 597 – Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • 11 – Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • 1.848 – Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas.

O cronograma com as previsões das datas também saiu e estabelece um prazo para contratação da banca, ainda no primeiro semestre, mês de junho.

Em segundo lugar, estima-se que as provas aconteçam em novembro. Outra solicitação foi para 2.503 vagas.

O certame foi protocolado em 2022 com os seguintes cargos:

  • 1.004 – Analistas de Planejamento, Gestão e Infraestrutura e Tecnologistas em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • 11 – Pesquisadores em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • 1.488 – Técnicos em Informações Geográficas e Estatísticas.

Antes de mais nada, vale pontuar também que na quarta-feira, 12 de abril, foi aberto um processo para autorização de concurso público para o IBGE. A última tramitação foi remetida pela manhã, no MGI-SGPRT-DEPRO (Coordenação-Geral de Concurso e Provimento de Pessoal).

Ministra reconhece o déficit

ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reconheceu o déficit de servidores no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com isso, o concurso IBGE pode sair do papel nos próximos dias.

Com o atual governo, a titular da pasta se torna responsável pela autorização e realização dos certames. Esther esclarece que por mais que ainda não seja possível a listagem dos editais que serão autorizados para 2023, reconhece que há áreas que precisam com urgência de novas contratações, inclusive, situações em que 30% da folha já está apta à aposentadoria.

Novo concurso IBGE

“Estamos muito focados no reajuste. Não tem como precisar quais seriam os concursos (mais urgentes), em quais áreas. Desde que eu estava aqui (no governo Dilma Rousseff), eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. IBGE e Banco Central, mas tem outras também“, relatou a ministra.

Em destaque ao IBGE, Esther concorsou sobre a necessidade de efetivos, entre os principais problemas citados pelo órgão, está o adiamento do Censo 2022. Diante disso, o procedimento já deveria ter sido concluído, contudo, o prazo previsto para ser finalizado é em abril deste ano.

Por fim, entre as principais dificuldades encontradas estão a falta de permanência dos contratos temporários que aconteceram ao longo do Censo, sendo assim, levantou-se a necessidade de realizar inúmeros processos seletivos a fim de concluir a demanda exigida. “Nosso maior desafio foi contratar recenseadores, planejamos contratar 180 mil e o máximo a que chegamos foi 120 mil. Também tivemos problemas no pagamento dos recenseadores por não termos testado o sistema antes“, afirmou Cimar Azevedo, diretor de pesquisas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.