EDITAL EBSERH 2019/2020: Editais vão abrir 2.250 vagas para todo o país

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vai abrir vários editais para níveis médio, técnico e superior

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares pretende abrir um novo edital de concurso público (Concurso EBSERH 2019) ainda este ano. Duas organizadoras vão organizar o concurso, conforme publicado no Diário Oficial da União, edição do dia 23 de outubro. O edital com 1.363 vagas em nível nacional será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), enquanto o edital para o Hospital de Uberlândia, com 887 vagas, será organizado pela Fundação Vunesp. Os contratos já foram assinados.

Agora com as bancas definidas, as partes dos contratos deverão ajustar os últimos detalhes dos editais e definir o cronograma. Serão publicados, ao todo, seis editais, três de cada concurso públicos.

A EBSERH informou, após divulgar as bancas de seus próximos concursos, que os editais nacionais, que preveem vagas para 40 unidades nas cinco regiões do país e para o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia deverão ser publicados no dia 4 de novembro. As provas estão previstas para o dia 02 de fevereiro de 2020 no caso do concurso nacional e em 09 de fevereiro para as vagas de Uberlândia. As datas foram divulgadas pelo órgão no dia 08 de outubro.

São esperados, ao todo, seis editais, sendo três em nível nacional e três para as vagas do Hospital da Universidade Federal de Uberlândia. Cada área – Assistencial, Médica e Administrativa – será contemplada em um edital.

Em julho, ao site Folha Dirigida, o órgão já havia informado que avaliaria um novo certame em nível nacional logo após o fechamento do processo de convocação de aprovados nos últimos concursos. De acordo com dados da empresa, mais de 4,7 mil profissionais já foram chamados para atuação em 39 hospitais da rede.

O novo edital de concurso EBSERH deverá contemplar cargos que não contam com cadastro de reserva que possa ser utilizado. O órgão vai observar o limite do quadro de pessoal estabelecido pelo Ministério da Economia, que atualmente é de 53 mil servidores.

O órgão confirmou que na medida em que acontecem aposentadorias e saída de profissionais, contudo, a estatal afirma faz estudos constantes para providenciar as reposições, seja convocando através do cadastro reserva ou avaliando incluir essas vagas dentro de um novo certame.

“A nova gestão da estatal, que assumiu em fevereiro deste ano, tem atualizado os diagnósticos de dimensionamento de pessoal de todas as unidades para avaliar as principais necessidades e promover a realização de concursos visando preencher as vagas restantes. Além disso, vai aperfeiçoar o monitoramento da força de trabalho para acelerar os prazos entre a saída e a reposição dos profissionais.”

O concurso EBSERH 2019

O concurso de nível nacional da EBSERH vai abrir 1.363 vagas. As oportunidades serão distribuídas entre as áreas médica (448 vagas), assistencial (800 vagas) e administrativa (115 vagas). Cada uma das áreas terá um edital diferente. As oportunidades serão oferecidas para níveis médio e superior.

As oportunidades serão distribuídas entre as cidades de Goiânia/GO, Rio de Janeiro/ RJ, Niterói/RJ, Brasília/DF, São Carlos/SP, Belo Horizonte/MG, Uberaba/MG, ourados/MS, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Santa Maria/RS, Pelotas/RS, São Luiz/MA, Teresina/PI, Cajazeiras/PB, Aracaju/SE, Fortaleza/CE, Araguaína/TO, Santa Cruz/RN, Natal/RN, Recife/PE, João Pessoa/PB, Petrolina/PE, Campina Grande/PB, Maceió/AL, Lagarto/SE, Salvador/BA, Juiz de Fora/MG, Vitória/ES, DRio Grande/RS, Manaus/AM e Belém/PA.

Já para o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia serão oferecidas 887 vagas. As oportunidades serão oferecidas para área médica (173), assistencial (614) e administrativa (100).

Os candidatos devem ser avaliados por prova objetiva; e análise de títulos e de experiência profissional.

Déficit é alto, mesmo com convocações

De acordo com informações do órgão, desde que assumiu as primeiras unidades, em 2012, já foram contratados mais de 31,1 mil novos servidores. Somente para o Hospital da UFMG, por exemplo, houve um chamamento de 1.600 aprovados. Eles substituíram vínculos precários e aposentadorias, além de ampliar o quadro.

Apesar das convocações, a necessidade de funcionários nos hospitais é grande. Além disso, nem todos os aprovados que são chamados assumem os cargos, na maioria dos casos por desistência.

“A estatal continuará não medindo esforços para revisar processos, realizar as contratações necessárias e melhorar as condições para a assistência, a pesquisa e o ensino, principais pilares de um hospital universitário federal.”

Último concurso contou com 1.196 vagas

O último edital de concurso foi divulgado para o preenchimento de nada menos que 1.196 vagas nas áreas Médica (339 vagas), Assistencial (713 vagas) e Administrativa (144 vagas). O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) organizou o certame.

De acordo com o organizador, o certame registrou 77.874 inscritos, sendo 53.709 inscritos para área assistencial, 20.156 para a área administrativa e 4.009 para área médica.

O primeiro edital, 02/2018, contou com oportunidades para área Médica. As oportunidades são para as especialidades de Cardiologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Cardiologia, Cardiologia/Eletrofisiologia Clínica Invasiva, Genética Médica, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Neurofisiologia Clínica, Nutrologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Infectologia, Infectologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia-Geral, Cirurgia Plástica, Diagnóstico por Imagem/Ultrassonografia Geral, Ecografia Vascular com Doppler, Medicina do Adolescente, Medicina Física e Reabilitação, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, Urologia, Anestesiologia, entre outras.

Já o segundo edital, 03/2018, trouxe oportunidades para Área Assistencial. As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Biomédico, Farmacêutico, Psicólogo, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Citopatologia, Técnico em Farmácia, Físico, Biólogo, Tecnólogo em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Pedagogo, Técnico em Necrópsia, Profissional de Educação Física e Terapeuta Ocupacional.

Por fim, o terceiro edital, 04/2018, contou com chances para Área Administrativa. As vagas são para os cargos de Técnico em Informática, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro Clínico, Biblioteconomia, Relações Públicas, Arquiteto, Analista Administrativo/Contabilidade, Assistente Administrativo, Jornalista, Técnico em Segurança do Trabalho, Analista Administrativo/Qualquer Nível Superior, Administração, Gestão Hospitalar, Técnico em Contabilidade, Engenheiro Civil, Economia, Advogado e Estatístico.

Os salários oferecidos pela EBSERH variaram entre R$2.031,19 e R$9.687,39, por jornada de trabalho que poderá ser de 24, 30, 36 ou 40 horas semanais.

TV NOTÍCIAS CONCURSOS 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.