SAIU! Caixa abre programa de demissão voluntária para 7,2 mil funcionários

Nesta semana, a Caixa Econômica Federal abriu um novo programa de demissão voluntária (PDV) para nada menos que 7,2 mil empregados. A confirmação veio por meio do próprio banco, logo após anúncio pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

De acordo com a entidade, o período para adesão ao programa vai seguir até 20 de novembro. O funcionário que aceitar será desligado ainda em 2020 e terá direito ao equivalente a 9,5 salários.

A Caixa informou, em nota, quem pode aderir ao PDV. “Os empregados que atendam aos requisitos do programa e que já se planejaram para a aposentadoria ou desligamento”, informou o banco.

Segundo a Caixa, a ação atende a um pleito dos próprios empregados da empresa e se dará por adesão individual. Para o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, a medida tende a prejudicar o atendimento do banco, que é o principal veículo do governo federal para pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios sociais.

“A falta de trabalhadores agrava não só a jornada diária dos bancários como também pode comprometer a qualidade da assistência à sociedade”, disse.

Em 2014, a Caixa chegou a ter 101 mil empregados. Porém, o banco conta atualmente somente com cerca de 84 mil funcionários.

Segundo Takemoto, o empregado deverá analisar se este é o melhor momento para se aposentar, e que não deve haver pressão do banco para adesão ao programa de demissão voluntária.

Antes da pandemia, logo no início de 2020, a Caixa afirmou que preparava uma reformulação profunda de sua estrutura administrativa, que incluiria um PDV, a criação de centenas de superintendências menores e fechamento de agências.

Caixa: LIBERADO desconto de até 50% nas parcelas do financiamento imobiliário

Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou o fim da medida que pausa os pagamentos do financiamento imobiliário. A partir de agora, o banco vai permitir a retomada das parcelas, mas de forma parcial, com descontos de até 50%.

Em março, a Caixa, por conta da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, suspendeu totalmente o pagamento do financiamento imobiliário. A medida foi prorrogada por três vezes, totalizando, ao todo, 180 dias de suspensão.

No entanto, agora, o banco não vai mais disponibilizar uma suspensão completa do benefício. A instituição adotará a possibilidade de pagamento parcial das parcelas, em duas linhas de crédito:

  • Desconto de 25% por seis meses
  • Desconto de 50% por três meses

O banco destaca que o caso de cada cliente precisa ser analisado separadamente para fornecimento do desconto.

A Caixa reduzirá, a partir de 22 de outubro, os juros para quem adotar o novo financiamento do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). O percentual será de até 5%. O sistema vai conceder mais de R$ 14 bilhões em crédito imobiliário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.