Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS vai fazer selfie para manter benefício dos aposentados

Desde março, as provas de vida estão suspensas pelo INSS, devido à pandemia

Em agosto deste ano, o INSS deve começar nova etapa de testes para que os aposentados e pensionistas que recebem o benefício possam fazer a prova de vida anual sem que seja necessário comparecer a uma agência física.

Para isso, será aproveitada a tecnologia de reconhecimento facial. O beneficiário terá que fazer uma selfie, ou autorretrato, com o telefone celular e submeter a foto a uma verificação em programa de computador.

Em agosto de 2019, o INSS já havia afirmado que testaria a biometria. O estudo das características únicas de uma pessoa seriam utilizados em vez da prova de vida tradicional. Agora, de acordo com o órgão, o projeto-piloto será testado com 550 mil beneficiários. Mais detalhes sobre o projeto ainda não foram divulgados.

Entre as formas de obter o reconhecimento dos beneficiários, há a comparação com imagens cadastradas no banco de dados do governo. Outra alternativa pode ser solicitar que o cidadão vá uma vez a uma agência bancária ou órgão público para registrar sua imagem. Mas todo o procedimento pode ser feito à distância.

Desde março, as provas de vida estão suspensas pelo INSS, por causa da pandemia do novo coronavírus. Enquanto o INSS não exigir o recadastramento, os beneficiários têm suas aposentadorias e pensões garantidas e sem risco de suspensão.

14° salário?

O Senado Federal, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), já se prepara para votar sobre a Sugestão (SUG) 11/2020, que pretende criar o 14° salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ideia da Casa Legislativa veio por conta do adiantamento do 13º que ocorreu em consequência do coronavírus.

A implementação do 14º salário emergencial, além de socorrer aos aposentados, os que estão em grupo de risco, também pode servir como uma injeção de recursos na economia, movimentando o comércio no mês de janeiro de 2021.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em 2018, foi comprovado que 43% dos brasileiros com mais de 60 anos são arrimos de família, percentual que sobe para 53% no caso dos homens.

Dessa forma, toda renda extra liberada é vital para sobrevivência desse gripo da população. Assim, ciente da dificuldade pela qual grande parte desses beneficiários irá passar pós pandemia, a proposta foi adotada a fim de criar um 14º salário em favor dos segurados e beneficiários do INSS.

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

30 Comentários
  1. Elenir Marques Diz

    Já era tempo de vcs GOVERNANTES
    Fazerem algo pelos nossos Aposentados e Pensionistas do INSS
    Parabéns se realmente isso acontecer
    O 14° Salário mínimo 🙏🙌

    1. Arlete Balestrassi Nunes Diz

      Preciso de Empréstimos.Urgente.Pagar dentistas e terminar o .meu,tratamento.Interrompido.E não consigo nen me alimentar direito.tb acertar débitos .Cuido da minha mãe com 94 anos com Alzaimer e Esquizofrenia .Muito dificil.

  2. Silvia sant Ana Diz

    Sejam rápidos precisamos desta ajuda !!!!!!!!!

    1. Any moraes Diz

      Seria muito justo minha mãe tem 89anos não fala não anda e como um bebê é pensionista ganha um salário que não dá direito nem pros medicamentos fraudas etc.fora alimentação .E eu cuido dela e Fasso bicos pra comprimento e com esta pandemia as coisas complicaram mais .

  3. Cleverton da Silva Diz

    90% dos aposentados não só ajuda como na maioria acaba bancando todo a família entre filhos e netos .aluguel, água, luz,remédio ,vestir e calçar a todos.esse sim é o dinheiro que faz nossa economia melhorar, o consignado tem dia é hora pra voltar o décimo quarto vai ser só uma vez com fé em Deus vai sair

    1. Ivone bolduan Diz

      Os aposentados do inss.sãoos que mais sofrem.nesta pandemia o salário já não dá prafazer nada não podemos ir pra rua quando alguém vai a farmácia supermercado ninguém vai de graça temos que pagar alguém somos vistos como se nos os idosos transmitimos a doença em vez dar 6o0 pra gente que nunca contribu com nada nos o contrário trabalho uma vida toda contribuição não inss pagamos impostos e hoje pagamos aluguel água luz e quantos não o fazem conheço uma senhora 91 anos assim como eu paga aluguel luz e nos nos ajudamos só fico triste quando vejo ela sem dinheiro chorando o governo não tem obrigação de ajudar a tese mas o 14 seria bem vindo que Deus ilumine e proteja a tese e as farmácias parem de extorquir aposentado

  4. Rogerio Ferreira Bessa Filho Diz

    Já não é sem tempo. Sejam rápidos.

  5. Milton Caio Câmara campos Diz

    Gente que nunca contribuiu está recebendo auxílio…
    E QUEM o fez até se aposentar tem que pedir essa ajuda de joelhos… isso é e humilhante, degradante pra quem trabalhou a vida inteira por uma aposentadoria que mal da pra sobreviver…
    Entrem no perfil de muitas pessoas que estão recebendo ajuda do governo e vcs vão ver que são inumeros os VAGABUNDOS…
    Kokittamusico…

  6. IVONETE AMARAL DA SILVA Diz

    Quantas injustiça nesse país.nos que garante sua cadeira ai,pra receber rios de dinheiro.Agora que precisamos de vocês,nada faz.nao vai precisar mais de nosso voto?por favor resolve logo a situação dos aposentados.

    1. Elenir Marques Diz

      Já era tempo de vcs GOVERNANTES
      Fazerem algo pelos nossos Aposentados e Pencionistas do INSS
      Parabéns se realmente isso acontecer
      O 14° Salário mínimo 🙏🙌

  7. Cleide coutinho Diz

    Eu tenho uma filha especial e desde que ela tinha 3anos de idade que eu tento conseguir o benefício dela e nunca consegui ela já tem 11anos , isso é uma falta de respeito com as pessoas

  8. Mariza Barbosa dos Santos Bertolino Diz

    Foi aprovada a nova margem de 5% para aposentados e pensionistas ?

    1. Teresa Diz

      Eu tenho 61anos ja passei por 2 perícia médica até agora nada meu problema é sério tenho nos 2 joelhos disgate artrite reumatoide artrose derrame sisto e água nos joelhos agora deu trombose nas pernas tomo varfarina e esses safadao dos peritos me recuam tenho tudo do joelhos na coluna também não aguento fazer meu serviço de casa mesmo assim eles não me passa porque não são eles que sofrem mais DEUS e maior

      1. José Marcos floriano de oliveira Diz

        Poderiam suspender a cobrança de consignado por 4 meses iriam ajudar muitos aposentados

        1. NERIO GALÃO Diz

          Eu e meu marido somos aposentados e temos empréstimos consignados, e nossa Filho e nora perderam o emprego, e eles tem dois filhos pequenos, um de 6 e outro de 2 anos e nós que estamos ajudando eles. Além das despesas com alimentação para todos, temos que comprar remédios, pois não tem na farmácia municipal os remédios que tomamos, eu tenho diabetes e hipotireoidismo e depressão e meu marido é hipertenso, cardíaco e tem problemas sérios de coluna. Estamos tendo que escolher entre comprar comida e comprar remédios, ou seja, morremos pela falta do remédio ou de fome e pra piorar meu filho está com covid e estamos todos isolados em casa.Se suspendesse o empréstimo consignado por 120 dias iria nos ajudar muito. Por favor, tenham compaixão de nós.

    2. Jair Mateus de Moraes Diz

      Tem que acabar com congresso c de vereadores TRF trt sangue suga sem aposentadoria manda ele fazer jus ao Brasil ninguem lá em Brasília pensa em nois brasileiros pensa nas conta bancária

  9. JOSI SANTOS Diz

    O BRASIL transborda Dinheiro!!!
    Roubam, roubam e roubam e a “Fonte” não seca!
    O povo que carrega este PAÍS nas costas, fica cada vez mais pobre, miserável e faminto. Sem direito à nada!!!

  10. Eliana Alves Diz

    Ainda não votaram nada sobre “benefícios” aos aposentados.

  11. Leni Rodrigues de Toledo da Silva Diz

    Tenho um beneficio cessado a receber,espero a dez anos pra receber esse bendito beneficio,em maio de 2020 fui até o banco pra receber o valor devido pelo INSS, o funcionario do INSS, enviou a ordem de pgto para recebimento do mesmo com meu nome de solteira.Estou a 2 meses correndo atrás, e até o momento não consegui receber o valor…O que faço????

    1. Mário Sérgio Diz

      O INSS não me surpreende mais. Pra mim é incompetente mesmo. E detalhes,
      Não esperar nada da Justiça, pois é conivente com esse órgão.
      Não sei se vai por muito tempo isso.
      Pena, abusam do povo como querem. Fazem o que querem e ponto final…
      Não é de se estranhar, pois é Brasil…

    2. Milton Caio Câmara campos Diz

      Gente que nunca contribuiu está recebendo auxílio…
      E QUEM o fez até se aposentar tem que pedir essa ajuda de joelhos… isso é e humilhante, degradante pra quem trabalhou a vida inteira por uma aposentadoria que mal da pra sobreviver…
      Entrem no perfil de muitas pessoas que estão recebendo ajuda do governo e vcs vão ver que são inumeros os VAGABUNDOS…
      Kokittamusico…

  12. Jorge Luiz Teles Feitosa Diz

    Estou deficiente a 5anos estou vivendo só desculpa com o auxílio

  13. Celia Diz

    Também gostaria de saber quando o Sr Rodrigo Maia vai se dignar a colocar em votação a prorrogação dos empréstimos consignados dos aposentados, cadê as instituições que falam em nome da classe.

    1. ariston Diz

      Ele está com medo dos Bancos.

  14. Silvia Rrgina Diz

    Gostaria de saber se foi aprovado sobre o desconto em folha do consignado durante 4meses

    1. lurdes zanetti lima Diz

      acho a maior vergonha
      tira dos aposentados e dos pecionistas pr dar o que deles mesmo. Porque nao dar um axilio
      diguino pr todos nos recebe
      um salario minimo por mes o mesmo que um fucionario puplico ganha
      vejo eu estou sem emprego ganho um sario minimo de pensaõ e tenho dois filhos de menores em casa estou em uma situaçao deificil.agora pergunta pr estas cabada de ladraõ se eles sutenta
      filhos com uma salario minimo
      agente tira da nossa boca pr suste-lo eles tem que ter vergonha
      na cara tira de nos.
      dar um auxilio pr todos e o que nos estomos esperando deles
      oque adianta um emprestimo
      se vai tira da gente mesmo
      o quarto salario se e da gente mesmo ai que vai acontecer depois que passar isto tudo vomos ficar sem recebe dessimo
      terceiro um tres anos
      eles sao muito ordinarios isto sim

  15. Gerson martino Diz

    Estamos aguardando , já não temos aonde tira dinheiro emprestado ou consiguinado ó décimo quarto vai ajudar muito,para aprovação dos nossos políticos nós fizemos muito Para Brasil. # amei o ou deixe ou #

    1. Daniel estracci Diz

      E aprovação do aumento da margem pra empréstimo consignado??????não se fala mais nada sobre isso

      1. Fernando Moraes Diz

        Seria importante que fosse suspenso por quatro meses o desconto do emprestimo consignado para melhorar um pouco nossa situação que realmente esta muito dificil.

  16. Carlos H Romero Diz

    Fiquei licenciado dois meses e devido a pandemia,recebi um adiantamento de R$1.045,00. Quando será pago a diferença,uma vez que não recebi o meu salário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?