Como melhorar as finanças pessoais em 2021?

Algumas mudanças e atitudes podem tornar o ano de 2021 mais organizado com as finanças, dando maior estabilidade para alcançar objetivos financeiros. Com algumas mudanças simples, é possível aperfeiçoar a gestão do orçamento nesse ano e nos seguintes.

Automatizar a poupança é recomendado por ter efeito psicológico. Quando pagamentos e transferências são feitos de forma automática, o planejamento pode funcionar de melhor forma. O efeito psicológico funciona porque, ao economizar com compromisso um valor por mês, é provável que o valor seja esquecido. Ao automatizar uma quantia para poupança, é mais fácil não gastar essa parte da renda.

Gastar menos do que se ganha também é outra medida básica e que melhora a vida financeira. Há vários aplicativos que facilitam ainda mais essa tarefa ao registrar e fazer relatórios e gráficos de gastos e ganhos. Mas isso também pode ser feito em planilhas ou mesmo em um caderno. O ato de anotar gastos pode contribuir para gastar menos, também por efeito psicológico.

O método da avalanche é recomendada no momento de pagar as dívidas e quitá-las. Ela consiste em pagar inicialmente a dívida com a taxa de juros mais alta, quando os pagamentos mínimos para o restante já foram feitos. Mas também pode ser usado o método da bola de neve, que recomenda que seja feito o pagamento mínimo de todas as dívidas. Na prática, o método diminui o número de dívidas.

Por fim, outro hábito importante para melhorar a vida financeira em 2021 é investir o dinheiro parado. Quem não está com dívidas e tem dinheiro “parado” deve focar em criar uma reserva de emergência. Essa reserva deve ser o equivalente a renda de três ou seis meses em um investimento com retorno de ao menos 1,5% a 2% de juros. Esse fundo serve para ser utilizado em casos de emergências e imprevistos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.