Aplicativos e planilhas para organizar a vida financeira em 2021

Cada vez mais, aplicativos de finanças servem para auxiliar os cidadãos a cuidarem do seu bolso e fazer projeções, organizando a vida financeira. Há aplicativos que permitem analisar a evolução do salário e assistentes com inteligência artificial. Também ainda há opções mais tradicionais, como planilhas para controlar orçamento e despesas.

Uma alternativa prática é optar pelos que permitem indicar a senha eletrônica do banco para ela ser sincronizada com os dados da conta bancária de forma automática. Mas também é possível inserir os ganhos e gastos de forma manual. Cada cidadão deve testar as opções e escolher qual funciona melhor. Ao testar uma opção, se ela não der certo, basta mudar de ferramenta.

Veja abaixo alguns aplicativos e planilhas para organizar a vida financeira em 2021.

Aplicativos

Organizze: O aplicativo dá a opção de controlar conta corrente, poupança e investimentos, além de informar quanto pode ser gasto em cada categoria. Também mostra resumos com gráficos e dá aviso sobre as contas que precisam ser pagas. Os dados bancários podem ser exportados e é possível ter controle de vários cartões. Há versão gratuita e versão paga, com mais funções.

Minhas Economias: Os ganhos e gastos podem ser inseridos de forma manual e analisadas em relatórios e gráficos. Também há um “gerenciador de sonhos” para o usuário estabelecer objetivos e se planejar.

Mobills: O aplicativo permite controlar contas e cartões de crédito e verificar gastos por categoria. Ele também oferece dicas, dá alertas e dá a possibilidade de estabelecer metas. Há versão gratuita e versão paga.

Planilhas

Google Planilhas: Há alguns modelos de planilhas já prontas para esse fim. Ela faz as contas de forma automática e faz balanço do orçamento anual. A ferramenta é gratuita.

B3: A bolsa de valores do Brasil disponibiliza planilha no Excel para registrar ganhos e gastos, investimentos no Tesouro Direto, renda fixa, previdência privada, ações e mais. É preferível ter conhecimento básico em Excel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.