De acordo com as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), após um trimestre de ligeiro recuo, os preços ao produtor voltaram a apresentar alta significativa.
Economia: elevação do Índice de Preços ao Produtor Amplo – Disponibilidade Interna (IPA-DI)
O Banco Central do Brasil (BCB) destaca que depois de diminuir 0,46% no trimestre encerrado em novembro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo – Disponibilidade Interna (IPA-DI) subiu 6,17% no trimestre encerrado em fevereiro.
O recuo observado no trimestre anterior refletia a queda dos preços de minério de ferro, soja, milho e bovinos, movimento que foi revertido para alta, em linha com o cenário de commodities discutido anteriormente, ressalta a instituição em sua plataforma oficial.
Aumento substancial na indústria de transformação
Na indústria de transformação os preços ao produtor ainda apresentaram aumento substancial (2,84%); mas menor que no trimestre anterior. De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), a alta dos preços dos combustíveis foi menor, refletindo defasagens do repasse dos preços internacionais para preços domésticos ao produtor.
Elevação de preços na indústria alimentícia
Na indústria alimentícia ocorreu o contrário, destacando-se a alta de óleos e gorduras vegetais, ligada ao preço da soja, e de laticínios. Nos demais segmentos da indústria de transformação, tipicamente menos voláteis, houve arrefecimento da elevação no trimestre (de 5,70% para 2,27%).
Queda dos preços de produtos químicos e metalúrgicos
O Banco Central do Brasil (BCB) informa que destaca-se a queda dos preços de produtos químicos e metalúrgicos. Contudo, o forte aumento dos preços internacionais de fertilizantes e do minério sugere uma possível reversão desse movimento.
A dinâmica dos preços ao produtor é consistente com a persistência da pressão sobre preços ao consumidor
De modo geral, a dinâmica dos preços ao produtor; tanto no segmento agrícola quanto no industrial, ainda é consistente com a persistência da pressão sobre preços ao consumidor. Além disso, a pressão sobre os preços ao consumidor continuou no trimestre encerrado em fevereiro. Medida pelo IPCA, a inflação cheia diminuiu, de 3,40% em novembro para 2,30% em fevereiro, mas segue em patamar incompatível com o cumprimento da meta de inflação.
Banco Central aponta altas relevantes de preços mais associados ao processo subjacente à inflação
Conforme destaca o Banco Central do Brasil (BCB), os aumentos são disseminados e a composição do índice foi desfavorável, com altas relevantes de preços mais associados ao processo subjacente à inflação.
A média dos núcleos de inflação foi 2,79% no trimestre, acima do observado no trimestre encerrado em novembro (2,27%). Essas informações podem ser consultadas de maneira integral no site oficial do Banco Central do Brasil (BCB), juntamente com outras informações relevantes para a economia.