Economia de aglomeração: Entenda como funciona

Economia de aglomeração, também conhecida como economia de localização, é um termo utilizado para se referir às aglomerações geográficas das indústrias e a diversas atividades econômicas, principalmente aquelas desenvolvidas no setor secundário. 

Em síntese, trata-se de um fenômeno econômico onde as indústrias se concentram em determinadas regiões por conta de benefícios referentes à cadeia produtiva. 

Além disso, nesse processo, vários setores industriais procuram uma aproximação tentando ajeitar algumas questões logísticas. 

Ademais, o fenômeno das economias de aglomeração proporciona a concentração da mão de obra, ou seja, contribui para o aumento de emprego e mão de obra qualificada, desenvolvendo essas regiões. 

Vale destacar, que ao longo do processo de industrialização de um determinado local, ocorre paralelamente o processo de urbanização dessa região. 

Ou seja, com a concentração industrial, espera-se também que aconteça uma concentração urbana. 

A economia de aglomeração poderá aparecer em provas de concursos, vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Economia de aglomeração no Brasil

No Brasil, o fenômeno da economia de aglomeração concentraram seus esforços produtivos sobretudo no século XX nas principais capitais brasileiras. 

Tal fato corroborou para urbanização e concentração populacional nessas cidades, transformando-as em grandes metrópoles, além disso, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, em megalópoles. 

Além disso, por conta da industrialização no Sudeste brasileiro, houve uma enorme migração para cidades dessa região, tornando-se um grande polo da economia de aglomeração. 

Por conta da região possuir maiores investimentos em transportes e infraestrutura para realizar as transações comerciais como a exportação de produtos industrializados e matérias-primas. 

Contudo, no final do século XX e começo do século XXI o processo está estagnado, um dos principais fatores é a Guerra Fiscal intensificada desde a promulgação da Constituição de 1988. 

Afinal, muitas cidades ampliaram sua infraestrutura e transportes no Brasil, por isso várias regiões crescem economicamente e desenvolvem suas próprias aglomerações industriais.  

Deseconomia de aglomeração

A deseconomia de aglomeração acontece quando ocorre a instalação de indústria no interior do país. 

Durante esse processo, acontece o surgimento das cidades médias, que são verdadeiros atrativos para a instalação de indústrias no interior, afastando dos movimentos sindicais, especulação imobiliária e o trânsito presente em grandes cidades. 

Além disso, a queda no crescimento populacional nos grandes municípios por conta do crescimento das cidades médias, corrobora para o fenômeno conhecido como desmetropolização. 

Por fim, as metrópoles continuam sendo fundamentais para economia do Brasil, pois elas possuem as sedes e as principais fábricas do país. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre economia de aglomeração?

Não deixe de ler também – Exclusão escolar: Um desafio maior com a pandemia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.