Chega o fim de ano, período de festas e confraternização, os lojistas de todo o Brasil esperam por um aumento em suas vendas. É costume do comércio contratar pessoas para um trabalho temporário nesta época, visto que a procura por seus produtos aumenta exponencialmente.
De fato, os shopping centers ficam lotados, as lojas virtuais recebem milhões de pedidos, ou seja, a economia se aquece como um todo, além de gerar um grande número de empregos. O fato de nesta época os trabalhadores ganharem seu 13º salário contribui ainda mais para este cenário positivo.
Os presentes mais procurados pelos consumidores são as roupas, calçados, brinquedos e equipamentos eletroeletrônicos. Para este ano, é esperado um incremento de cerca de 18% em suas vendas para o natal. De acordo com o Sindivarejista, apenas no Distrito Federal, serão movimentados R$820 milhões.
Segundo o levantamento do órgão, as compras para este ano deverão ter uma média de preços de R$300. As vendas se aquecem a cada dia, com uma grande movimentação no mês de dezembro e nos dias anteriores à festa natalina. Este movimento já é tradicional em todas as cidades brasileiras.
Compras de natal
Um estudo feito pela Méliuz, empresa de tecnologia ligada ao varejo, 84,1% dos brasileiros desejam fazer suas compras de fim de ano, para o natal. As lojas virtuais, os e-commerce, são a preferência de 88,6% dos consumidores, sendo que 48,4% deverão comprar seus presentes utilizando exclusivamente este canal.
Os entrevistados apontaram que sua escolha por fazer compras através da internet, longe do comércio tradicional, se deve ao fato de que é mais prático adquirir produtos no conforto de suas casas. No estudo realizado, 72% das pessoas afirmaram que a comodidade é o principal requisito para isso.
A pesquisa demonstrou que os principais fatores que influenciam na compra de um determinado produto são o preço promocional, cashback e frete grátis. Além disso, os consumidores utilizam as lojas virtuais quando não conseguem encontrar o que desejam nas lojas tradicionais, visto que o mercado é muito mais amplo.
Comércio no fim de ano
Enquanto o comércio espera pelas festas de fim de ano, os dados sobre a Black Friday de 2022 estão sendo divulgados. Foi constatado este ano que as vendas caíram pela primeira vez em um longo período. Foi uma redução de 23% no comércio eletrônico, em relação a 2021. Estudos mostram que a Copa Do Mundo influenciou negativamente neste quadro.
Representantes do varejo nacional esperam que, agora, no fim de ano, esse cenário seja revertido e que as vendas sejam um sucesso. De acordo com dados levantados pelo CNDL/SPC, espera-se que as vendas em todo o território nacional movimentem cerca de R$66,5 bilhões na economia.
Promoções de natal
O fim de ano será uma oportunidade para que o comércio se recupere e que venda mais, aproveitando as datas comemorativas e a troca de presentes tradicionais do natal. O Méliuz terá um papel fundamental em sua missão de aumentar as vendas exponencialmente, principalmente das suas lojas eletrônicas parceiras.
A Campanha de Natal Méliuz trará grandes nomes do comércio digital como a Magalu e a Netshoes, por exemplo, que irão oferecer cashback e descontos nas vendas de seus produtos pela internet. São várias ofertas onde os usuários deverão se cadastrar gratuitamente no site ou através do app do Méliuz.
Os consumidores poderão escolher as condições de compra relativas às empresas parceiras da campanha. Ele poderá fazer suas compras normalmente nas lojas virtuais escolhidas e escolher a forma de pagamento que preferir. Através das ferramentas disponibilizadas, ele terá sua porcentagem de cashback.
O cashback será então creditado no extrato do Méliuz até que o usuário e participante da campanha, alcance cerca de R$20 de saldo disponível. O consumidor poderá então transferir o dinheiro na hora para sua conta digital no Méliuz, utilizando o valor da maneira que preferir.
Conclusão
Campanhas com a da Méliuz possibilitam aos consumidores inúmeras facilidades neste período de festas, do final do ano. As lojas de e-commerce espalhadas pela rede mundial de computadores, estão se preparando para grandes vendas, com promoções e descontos em busca de atrair pessoas e vender seus produtos.