Economia: cenário alternativo à trajetória de preços do petróleo até o fim de 2022 - Notícias Concursos

Economia: cenário alternativo à trajetória de preços do petróleo até o fim de 2022

O Copom considera um cenário alternativo à trajetória de preços do petróleo até o fim de 2022, conjecturando a economia atual. Saiba mais!

Conforme Ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada pelo Banco Central do Brasil na data desta publicação, 22 de março de 2022, o Comitê avaliou o cenário atual econômico e direcionou as projeções para 2023. Confira pontos relevantes sobre a economia nacional!

Economia: cenário alternativo à trajetória de preços do petróleo até o fim de 2022

Dentre outros aspectos analisados, a trajetória de preços do petróleo converge para um preço do barril abaixo de USD 100 até o fim de 2022. O Comitê de Política Monetária (Copom) concluiu então que seria adequado manter a hipótese usual no cenário de referência, mas adotar como mais provável um cenário com hipótese alternativa para a trajetória de preços do petróleo até o fim de 2022. 

Para as projeções a partir de 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter sua premissa mais conservadora. Conforme documento oficial, o Comitê de Política Monetária (Copom) considera que a divulgação de cenário alternativo é particularmente útil e informativo em ambiente altamente incerto.

As probabilidades relativas dos cenários avaliados

O Comitê de Política Monetária (Copom) passou então à discussão da implementação da política monetária, considerando as probabilidades relativas dos cenários avaliados, assim como o balanço de riscos para a inflação.

Levando-se em consideração o maior peso atribuído ao cenário com hipótese alternativa para o petróleo, as projeções de inflação estão acima do limite superior do intervalo de tolerância da meta para 2022 e ao redor da meta para 2023, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB), através da Ata divulgada sobre a Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

O balanço de riscos na economia

Quanto ao balanço de riscos, o Comitê de Política Monetária (Copom) mantém o viés altista para as projeções dos seus cenários. Como consequência, o Comitê avaliou que, considerado esse viés devido à assimetria de riscos, suas projeções se encontram acima do limite superior do intervalo de tolerância da meta para 2022, e ainda ao redor da meta para 2023. 

Um ciclo de aperto monetário

Diante desses resultados, e da avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom) a respeito da probabilidade de cada cenário, o Comitê considerou que, neste momento, um ciclo de aperto monetário semelhante ao utilizado nos seus cenários é o mais adequado.

De acordo com a divulgação oficial feita pelo Banco Central do Brasil (BCB), pesou para essa avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom) o incremento de pelo menos 0,75 p.p. no ciclo de juros projetado em todo o horizonte relevante, desde a última reunião do Copom. Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e verifique a Ata divulgada de forma integral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?