É possível passar em um concurso público na primeira vez? (confira!)

Com algumas estratégias pode-se ter sucesso na avaliação

Normalmente em se tratando de concurso público, é comum falar que uma preparação anterior é necessária, que o indicado é participar de várias provas até conquistar uma vaga. De fato, o concurseiro deve ter motivação, disciplina, organização e força de vontade para conquistar seus objetivos.

Existem pessoas que passam cinco anos estudando até conseguir uma vaga. Outras, no entanto, conseguem uma colocação em um órgão público de primeira. Daí surge uma dúvida: é possível passar em um concurso público logo de início? O que as pessoas que passaram fizeram de diferente?

Esses estudantes muitas vezes se dedicaram apenas em alguns meses anteriores ao certame. Todavia, é preciso ressaltar que muitas vezes alguns fatores relacionados ao concurso público estão fora de nosso alcance. No entanto, é conveniente observar que os concurseiros campeões tiveram estratégias eficientes para passar na avaliação.

A princípio, passar em um concurso público pode ser um dos maiores desafios de uma vida. Não é uma tarefa fácil, porém não é impossível. Há de se fazer mais do que apenas uma leitura dos livros e das matérias que cairão na prova. O estudo durante algumas semanas antes da avaliação não garante um bom resultado.

Como passar de primeira em um concurso público

Todavia, o primeiro passo para passar em um concurso público é ter o hábito de estudar diariamente, visto que a dedicação e o trabalho duro com certeza trarão inúmeros frutos. Claro que para passar de primeira muitas vezes é preciso contar com a sorte, mas não é algo que se deva levar em consideração.

O concurseiro deve buscar formas e maneiras de aproveitar ao máximo o seu tempo dedicado ao estudo, de uma forma eficiente e altamente produtiva. Aliás, deve-se ter em mente que os primeiros passos em busca de um objetivo são os mais difíceis, mas ao persistir, é possível aumentar sua motivação no dia a dia.

Existem pessoas que desistem de sua carreira profissional no setor privado para se dedicar exclusivamente a estudar para a prova de concurso público. No entanto, o mais indicado não é seguir os outros e sim construir estratégias que tem a ver com seu perfil, descobrindo maneiras de se aprender mais facilmente.

Veremos abaixo algumas estratégias para ir bem nas provas:

1 – Foque em um objetivo

É possível encontrar inúmeras oportunidades de vagas em órgãos públicos atualmente. Entretanto, o mais indicado é que se foque em apenas um objetivo. Deve-se dedicar em um edital, uma avaliação em específico. Isso se deve ao fato de que os certames estão cada vez mais distintos.

2 – Faça um cronograma de estudos

Com um bom cronograma de estudos fica mais fácil organizar suas tarefas do dia a dia. Ele deve ser estratégico, em busca de uma maior produtividade na assimilação de conteúdo. Desse modo, o indiciado é que se de um peso a cada matéria, distinguindo o que é mais importante a ser estudado pelo concurseiro.

3 – Obtenha materiais de qualidade

Para maximizar os estudos é preciso fazer uma seleção de um material de qualidade. Analogamente, o indicado é saber quem são os professores, o que os alunos dizem sobre o conteúdo, se a empresa que produziu o material tem cases de sucesso, quais são os recursos oferecidos, e se há algum suporte específico para o aluno.

4 – Construa mapas mentais

Os mapas mentais permitem uma visualização de seus objetivos e metas traçadas relativas à avaliação. Em síntese, pode-se fazer desenhos e esquemas, estimulando o aprendizado e auxiliando na fixação das matérias, e na revisão de conteúdos específicos. É uma maneira de envolver diversos sentidos na aprendizagem.

5 – Descubra a melhor forma de aprender

O estudo e o aprendizado são diferenciados, de acordo com cada perfil de estudante. Algumas pessoas acham mais fácil aprender quando escutam, outras quando assistem a um vídeo. É necessário encontrar um ritmo de estudo confortável e produtivo. Em conclsão, deve-se fazer experimentações até encontrar o modo ideal.

6 – Faça provas passadas e simulados

Algumas bancas examinadoras costumam fazer tipos de provas para concursos públicos com um padrão estabelecido. Por essa razão, uma estratégia vencedora é fazer cerca de três provas anteriores dos concursos. Dessa maneira é possível estabelecer uma ideia de como deve ser a avaliação do edital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.