“É muito provável que não seja no dia 8 de setembro”, diz secretário de SP sobre volta às aulas

Segundo prefeito Bruno Covas, quem decide se é possível reabrir as escolas ou não é o setor de saúde

Ao que parece a volta às aulas não acontecerá tão cedo na capital de São Paulo. De acordo com o secretário de Educação do município, Bruno Caetano, provavelmente não haverá retorno no dia 8 de setembro, como estava determinado.

“Para ser dia 8 [de setembro], a Saúde tem que dar a orientação. Mas pode ser e é muito provável que não seja no dia 8 de setembro. Ainda não há nenhuma data. A Secretaria [Municipal de Educação] segue se preparando para, quando a Saúde autorizar, estar tudo em ordem”, afirmou ele em entrevista à GloboNews nesta segunda, 3.

Definição é da secretaria de Saúde

Vale lembrar que na última quinta-feira, 30, o prefeito Bruno Covas já havia sinalizado em coletiva de imprensa que as aulas presenciais só seriam autorizadas para retornar após a liberação pela área de Saúde da cidade.

“Quem vai definir a data de retorno às aulas não é pressão política do grupo A, B ou C. Quem vai definir a data é a área da saúde. Foi a área da saúde que solicitou que a gente suspendesse as aulas e somente quando a área da saúde entender que é possível a volta às aulas é que nós voltaremos às aulas de São Paulo”, disse Covas na ocasião.

Sem data exata para volta às aulas

O secretário Bruno Caetano ainda não pode informar uma possível nova data para que as aulas presenciais retornem em São Paulo. Porém, segundo ele, a retomada é enxergada como urgente, uma vez que os estudantes estão vivendo uma defasagem.

“Qualquer dia a mais de aula presencial é importante para as crianças”, alegou.

E ponderou sobre novas previsões, que para ele, devem ser feitas com cautela. “Pode ser que seja outubro, pode ser que seja novembro. A minha visão, como secretário de Educação, é que é uma atitude prematura anunciar que nesse ano não tem aula. Acho que tem que ir passo a passo, acompanhando a evolução da pandemia semana por semana”, disse Caetano.

Fase amarela permitirá reabertura de escolas

A data prevista inicialmente, 8 de setembro, só seria válida para retorno das aulas presenciais, se as regiões do Estado em sua totalidade se adequassem à fase amarela do Plano São Paulo, que gere a flexibilização de cada município.

E , além disso, as regiões deveriam permanecer nesse estágio por 28 dias seguidos para uma retomada gradual, iniciando com com 35% dos alunos das escola.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.