E-commerce: sete dicas para alavancar vendas no Dia dos Pais

E-commerce: sete dicas para alavancar vendas no Dia dos Pais

Setor deve faturar cerca de R$ 170 bilhões em 2022 e marcas precisam de estratégia para vencer concorrência

O faturamento do e-commerce para 2022 está projetado em cerca de R$ 170 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). No segundo trimestre do ano, foram R$ 38,4 bilhões faturados, de acordo com pesquisa da Neotrust, e quase 90 milhões de vendas realizadas. As datas comemorativas sempre são uma oportunidade para o e-commerce e o Dia dos Pais não é diferente.

Pensando nisso, Gabrielle Mussi, líder de crescimento da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce, traz sete dicas fundamentais para quem quer atrair clientes e aumentar a conversão de vendas. Confira: 

1 – Olhe para sua marca 

O primeiro passo é entender seus pontos fortes e fracos e comunicar ações pontuais que sejam diferenciais do seu negócio, como frete grátis, promoções específicas e produtos relevantes. Além de acompanhar datas comemorativas, como o Dia dos Pais, pode ser interessante para o e-commerce criar dias específicos da sua marca, como a Amazon faz com o Prime Day. Segundo a especialista, isso aproxima o consumidor, mas a estratégia precisa ser pensada com base no autoconhecimento do próprio negócio.

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2 – Olhe para os concorrentes 

Além de olhar para dentro, as empresas têm que mapear seus principais concorrentes e ver suas práticas de mercado, como eles se comunicam, qual o público que eles querem atingir. Fazer um raio-x completo é importante para entender os motivos deles atraírem mais clientes e o que sua empresa precisa mudar para reverter esse quadro. 

3 – Tenha um carro chefe e planeje boas ofertas 

Você sabe o que vende? Qual é seu principal produto? As empresas têm que saber essas respostas na ponta da língua e um carro-chefe sempre vai fazer o consumidor lembrar da marca. Atenção ao preço também é preciso, porque ele é um atrativo. Planeje boas ofertas e explique o seu preço, o porquê de ele ser mais barato ou mais caro. Isso agrega valor ao negócio e amplia a confiança do consumidor. 

4 – Fortaleça sua presença digital 

Quem não é visto não é lembrado! O ditado popular é sempre atual e serve mais ainda nos dias de hoje. As marcas investem muito na internet e é crucial estar atento a dados como taxa de conversão e rejeição do site e analisar os resultados obtidos com campanhas e ações de divulgação nas redes sociais. 

A especialista destaca que a análise desses números traz insights relevantes para o negócio. Com eles, é possível entender os custos de aquisição e retorno, em quais dispositivos as vendas são maiores, assim como quem compra mais, informações essenciais para conhecer seu público e onde ele está. Assim, você pode fortalecer sua presença digital nesses canais e também converter mais. 

5 – Aposte em cupons 

Aproveite para disponibilizar cupons de descontos para quem vai fazer sua primeira compra, para quem já é fiel ou ainda cupons atrelados a datas especiais. Nas redes sociais, isso aumenta o seu engajamento e seus seguidores 

6 – Explore as redes sociais  

As redes sociais são vitrines de vendas e também importantes canais de relacionamento. É importante investir em mídia espontânea e definir estratégias conforme o comportamento do seu público. 

O Instagram e o Facebook são as plataformas que mais atraem clientes, devido à ferramenta de catálogo que possuem. Mas dependendo do público alvo do seu negócio, outras plataformas também podem ser interessantes – muitos lojistas estão vendendo pelo TikTok, por exemplo. Além de usar as redes sociais como canal de venda, esses ambientes são ótimos para interagir, gerar identificação, fortalecer a reputação da marca e fidelizar.  

7 – Trabalhe sua marca 

A marca deve se comunicar com clareza sobre quem é, saber conversar com seu público, escolher o perfil de consumidores que melhor atinge. Isso é importante para o e-commerce em campanhas publicitárias, datas comemorativas (como o Dia dos Pais) fotos e comunicações. Pensar na dor do consumidor e em como resolvê-la também gera aproximação. Você tem que ser capaz de se responder: como minha empresa se destaca no mercado? Tendo essa clareza, os consumidores naturalmente também vão reconhecer sua marca e sua personalidade e será mais fácil fidelizar clientes. 

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