Doutrina Bush: Entenda as causas e consequências

A Doutrina Bush foi uma política externa implantada pelo presidente dos Estados Unidos George W. Bush em 2002. 

Depois do atentado de 11 de setembro de 2001, os EUA passaram a adotar ideologias que contemplavam a guerra preventiva, o combate ao terrorismo e a livre circulação de capitais. 

Além disso, nomeou três países como “Eixo do Mal”; Coreia do Norte, Irã e Iraque. 

A Doutrina Aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado nesse assunto, acompanhe!

Doutrina Bush: Contexto Histórico

Os americanos escolheram George W. Bush para suceder Bill Clinton como presidente. Logo no primeiro ano de governo, sofreu o maior atentado terrorista do país em 11 de setembro. 

Dessa forma, o governo americano resolve então lançar a Doutrina Bush no início de 2002. Bush afirmou no Congresso americano que os Estados Unidos deveriam ser mais pró-ativos ao invés de ficarem aguardando um novo ataque. 

O presidente da maior potência do mundo, aproveitou-se do patriotismo que floresceu e do medo que dominava a sociedade americana para passar um recado para o mundo, que as políticas americanas seriam mais duras. 

Eixo do Mal – Irã, Iraque e Coreia do Norte

Bush ainda afirmou que os americanos tinham três grandes inimigos, o chamado “Eixo do Mal” composto por Irã, Iraque e Coreia do Norte. 

A saber, o Departamento de Estado dos EUA, afirmava que essas nações tinham arsenal bélico nuclear e de destruição em massa. E por isso, seriam uma grande ameaça aos americanos. 

Em contrapartida, a ONU “Organização das Nações Unidas” afirmou que o Iraque não possuía armas de destruição em massa. No entanto, o mesmo não podia se afirmar quando o assunto era a Coreia do Norte, devido a ditadura que o país enfrenta. 

Entretanto, ignorando as afirmações feitas pela ONU, Bush não exita e declara Guerra ao Iraque, buscando ter uma política “preventiva”, nessa época o Iraque era liderado por Saddam Hussein. 

Guerras

Os americanos mantinham uma postura pós Segunda Guerra de atacar somente quando fossem atacados. 

No entanto, a Doutrina Bush, veio pra mudar a política externa dos EUA. Bush afirmava que os EUA deviam atacar de forma preventiva países que pudessem emitir qualquer sinal de perigo a segurança da nação. 

Ademais, logo após os atentados de 2001, Bush declarou guerra ao terrorismo, classificando de “terroristas” qualquer um que oferecesse perigo direta ou indiretamente aos Estados Unidos. 

Dessa forma, os EUA classificaram diversos grupos espalhados pelo mundo como terroristas, entre eles podemos destacar:

  • Al Qaeda 
  • Rebeldes da Chechênia 
  • FARC 
  • Entre outros 

Consequências 

Por conta da Doutrina Bush, os americanos declararam Guerra ao Iraque em 2003, perseguiu por anos o chefe da Al Qaeda, Osama Bin Laden e concedeu ajuda militar aos colombianos no combate a guerrilha. 

O mundo acabou dividindo-se sobre a postura dos Estados Unidos e muitos se declararam contrários a nova política americana. 

Ademais, podemos destacar o apoio do Reino Unido, Espanha e Austrália. Na América do Sul a Colômbia apoiou e recebeu ajuda dos americanos no combate às FARC. 

Em contrapartida, potências como Alemanha, França e Rússia mostraram-se contrárias e formaram o “Eixo da Paz” fazendo oposição às invasões americanas no Oriente Médio. 

A Guerra do Iraque derrubou o líder Saddam Hussein do poder. Contudo, Osama Bin Laden só seria capturado e morto pelos Estados Unidos no governo de Barack Obama em 2011.


Esse tema pode surgir nos vestibulares e até mesmo em concursos. Portanto, inclua em seus estudos.

Não deixe de ler também – Atualidades: Crescimento econômico da China e a guerra comercial com os EUA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.