Enem: 3 documentários sobre Geopolítica

A geopolítica aborda diversos fenômenos históricos e políticos da atualidade. Seu objetivo é entender a realidade de conflitos, guerras, disputas ideológicas, entre outras situações. 

Desse modo, ficar ligado em temas abordados em geopolítica é primordial para quem está se preparando para concursos, vestibulares e para o Enem

Afinal, estar antenado com acontecimentos que marcaram a história do planeta, tornou-se fundamental para conseguir ir bem nas avaliações. 

Selecionamos dicas de documentários que abordam temas relevantes e que podem aparecer em provas. 

Além disso, estudar por meio de filmes e documentários é uma maneira mais tranquila de buscar o conhecimento. Dessa maneira, fique ligado nas dicas.

Dicas de documentários sobre geopolítica

Veja abaixo dicas de documentários sobre geopolítica que podem ajudá-los em avaliações, assim como te atualizar em temas relevantes para a sociedade.

Venezuela: A Obscura Causa (2017)

O documentário teve a produção do colombiano Hernando Calvo Ospina, e busca demonstrar a situação geopolítica da Venezuela e sua relação com os Estados Unidos.

O filme mostra entrevista com estudiosos venezuelanos que buscam demonstrar em histórias o que a mídia mundial busca distorcer ou esconder sobre os fatos que acontecem no país. 

Human Flow – Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir (2017)

O documentário busca retratar a realidade de refugiados em 23 nações ao longo de um ano. 

Além disso, o diretor Ai Weiwei busca retratar os motivos que levam milhões de pessoas a deixarem seus países de origem, em busca de condições de vida melhores. 

As principais causas estão associadas a conflitos, guerras, miséria, perseguição política, terrorismo, perseguição religiosa, entre outros motivos. 

O filme mostra o cotidiano dos refugiados e como eles enfrentam dificuldades dia após dia na busca por uma vida melhor. 

Últimos homens de Aleppo (2017)

Esse documentário sírio-dinamarquês tornou-se fundamental para entendermos a fundo a Guerra Civil Síria, retratando o dia-a-dia dos “Capacetes Brancos” soldados que trabalham em zonas de conflito, para salvar e resgatar sobreviventes. 

O filme mostra como a cidade de Aleppo é severamente afetada pelas investidas do Estado Islâmico. Além disso, o documentário demonstra como funciona uma equipe de resgate e como eles vivem com a iminência constante da morte.

E então, gostou de saber mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Guerra civil na Síria: Entenda as causas e o contexto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.