A Caixa Econômica liberou o pagamento do Auxílio Brasil para mais um grupo de beneficiários do programa nesta segunda-feira (12). Agora, receberão os beneficiários que possuem o NIS (Número de Identificação Social) com final 1.
Assim, a Caixa dá abertura a mais uma rodada de pagamentos, que se inicia hoje (12) e se estenderá até o dia 23 de dezembro. Dessa forma, espera-se que até esta data todos os beneficiários já tenham recebido a parcela referente ao pagamento de dezembro de 2022.
A seguir, confira o calendário de pagamentos completo e todas as informações que você precisa saber sobre o Auxílio Brasil.
Calendário de pagamentos Auxílio Brasil dezembro de 2022
O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil é definido de acordo com o NIS de cada beneficiário. Hoje, receberão as famílias que possuem o NIS final 1. A seguir, confira a data de pagamento para todos os beneficiários do programa:
- Final de NIS 1: 12 de dezembro
- Final de NIS 2: 13 de dezembro
- Final de NIS 3: 14 de dezembro
- Final de NIS 4: 15 de dezembro
- Final de NIS 5: 16 de dezembro
- Final de NIS 6: 19 de dezembro
- Final de NIS 7: 20 de dezembro
- Final de NIS 8: 21 de dezembro
- Final de NIS 9: 22 de dezembro
- Final de NIS 0: 23 de dezembro
Beneficiários também receberão o Vale Gás
O pagamento do Auxílio Brasil referente a dezembro virá com uma espécie de “bônus”. Isso porque o Governo Federal também liberou o pagamento do Vale Gás. Dessa forma, os beneficiários receberão um “valor a mais” na parcela do seu benefício.
Todos os meses, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulga o valor médio nacional do gás de cozinha dos últimos 6 meses. Em dezembro, a ANP já anunciou que o preço médio nacional ficou em R$ 112.
Dessa forma, este será o valor que os beneficiários do programa receberão a mais este mês, totalizando o montante de R$ 712 para cada família cadastrada.
Como sacar o Auxílio Brasil?
O pagamento do Auxílio Brasil é veiculado através da Caixa Econômica Federal. Assim, o bônus referente ao Vale Gás também será pago pelo mesmo meio.
O principal canal de pagamento do banco é o aplicativo Caixa Tem. Este é o aplicativo que dá acesso à conta social gratuita criada pela Caixa aos seus clientes, a fim de disponibilizar o pagamento de benefícios sociais do Governo Federal.
Sendo assim, para ter acesso ao seu benefício, basta baixar o aplicativo no seu celular e fazer o login utilizando as suas informações pessoais. O app está disponível para telefones Andoroid e IOS.
Através do Caixa Tem é possível realizar pagamentos, transferências, pix, recarga de celular, além de diversos outros serviços bancários, diretamente do seu celular. Basta baixar o aplicativo e começar a usar!
Além disso, também é possível utilizar o cartão do Auxílio Brasil em compras na função débito. O beneficiário também consegue realizar saques em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, agências da Caixa e correspondentes Caixa Aqui.
Quem tem direito ao Auxílio Brasil?
Para participar do Auxílio Brasil, a regra mais importante é se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único). Através dele, serão reunidas todas as informações do seu grupo familiar em uma base de dados.
Dessa forma, o Governo Federal e os órgãos competentes conseguirão identificar quais são as famílias que se enquadram nos requisitos do programa. Têm direito ao benefício as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza ou pobreza extrema.
Como se cadastrar?
É muito simples realizar o cadastro da sua família do CadÚnico. Em primeiro lugar, você precisa fazer o pré-cadastro no aplicativo Cadastro Único pelo seu celular. Esta é a primeira etapa que reunirá informações básicas sobre os integrantes da sua família.
Esta primeira etapa é opcional, mas pode agilizar o seu atendimento presencial. Siga o passo a passo para se cadastrar:
- Primeiro, baixe o aplicativo Cadastro Único no seu celular;
- Ao abrir o app, procure pela opção pré-cadastro;
- Siga as orientações da tela e informe todos os documentos solicitados.
Após realizar o pré-cadastro no CadÚnico, o responsável familiar terá até 120 dias para comparecer ao CRAS (Centro de Referências e Assistência Social) do seu município para completar o cadastro.