Inscritos no FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) que estiverem inadimplentes com o programa podem ter a dívida perdoada. A possibilidade vem de uma proposta do Governo Federal.
O FIES é um programa que concede créditos para pagamento de mensalidades em instituições privadas de ensino superior. Ele é bastante requisitado por alunos que não conseguem arcar com as despesas dos estudos.
Veja também: Confira 5 dicas sobre a prova de Matemática do ENEM
De acordo com o Ministério da Economia, a proposta está sendo analisada pelo ministro Paulo Guedes e não deve ter impacto fiscal, uma vez que os alunos estão com a dívida em aberto há mais de um ano, sendo considerados prejuízos pela União.
A proposta está sendo avaliada há dois meses pelo ministro, que analisa o perfil de cerca de 1 milhão de estudantes que já concluíram o curso, mas não conseguiram encontrar emprego na área, dificultando o pagamento do financiamento.
No entanto, vale ressaltar que ação da equipe econômica visa não prejudicar os estudantes que pagam em dia as parcelas do crédito. O governo teme que a absolvição da dívida acabe estimulando o endividamento ao programa.
Esta não é uma discussão atual. Em junho, Guedes já havia mencionado um estudo para o aprimoramento das regras referentes as dívidas dos estudantes no FIES. Na ocasião, o ministro afirmou que R$ $ 1 bilhão estava disponível para a ação.
Requisitos do FIES
- O pagamento da dívida só começa após a formação do estudante;
- Os juros são mais baixos que outros empréstimos.