O Google anunciou o melhor aplicativo da Google Play brasileira em 2021, com a premiação do Disney+. A equipe editorial do Google também fez uma lista para os melhores apps, que leva em conta critérios como qualidade e nota de avaliação do público. Nesta edição, o prêmio expande as categorias, adicionando os apps mais bem sucedidos em tablets e no Wear OS (relógios inteligentes).
Semelhante ao ano passado, seguem populares os aplicativos focados no autoaperfeiçoamento, controle de hábitos e meditação. Nos jogos, o Play Store também viu uma onda de desenvolvedores independentes criando experiências de jogo imaginativas e pessoais.
LEIA MAIS: Apps mais populares entre os brasileiros são WhatsApp e o Instagram
O Disney+, que ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo de 2021, é aplicativo de streaming oficial da Disney e conta com diversas produções populares das franquias da Marvel e de Star Wars, além de conteúdo da FOX.
Já na categoria de melhores ajudantes diários, os destaques brasileiros são os apps Rabit: Hábitos & Metas à risca, que ajuda a criar e manter novos hábitos; PhotoRoom Criar e Editar Foto, que edita fotos com qualidade profissional, e Wix Owner: Criação de Sites, que cria e gerencia sites, lojas, blogs de forma muito amigável e fácil.
Melhores aplicativos
Como já dito, o melhor aplicativo da Google Play em 2021 é o Disney+, mas abaixo, você pode conferir a lista dos vencedores em outras categorias deste ano no Brasil:
Os melhores ajudantes diários
- Rabit: Hábitos & Metas à risca: aplicativo que ajuda a criar – e manter – novos hábitos;
- PhotoRoom Criar e Editar Foto: aplicativo de edição de fotos com acabamento profissional;
- Wix Owner: Criação de Sites: aplicativo para criar e gerenciar sites, lojas, blogs. Muito amigável e fácil de criar algo básico gratuitamente.
Os mais divertidos
- Colorize por Photomyne: app para transformar fotos preto e branco em coloridas;
- Videoleap Editor de Lightricks: aplicativo de edição de vídeo que permite adicionar diversos efeitos;
- Disney+: aplicativo de streaming oficial da Disney, que conta com diversas produções da Marvel, da franquia Star Wars e FOX.
Os melhores “tesouros escondidos”
- Rock Identifier: Pedra Scanner: app que identifica uma pedra ou rocha por meio de uma foto te diz tudo sobre ela;
- Moonly – Horóscopo Diário: calendário que acompanha as fases da lua;
- BoldVoice: É um aplicativo que ajuda a praticar a pronúncia de palavras e frases em inglês.
Os melhores para autoaperfeiçoamento
- Claro Cursos: aplicativo com cursos livres disponíveis para estudar quando e onde quiser;
- Down Dog: Meditação para dormir e descansar: aplicativo gratuito de meditação com opções de personalização surpreendentes;
- Moises: o app do músico: para amantes e profissionais da música, como: produtores, estudantes de música, professores, DJs e cantores.
Melhores aplicativos para tablets
- Canva: app que cria imagens, vídeos e apresentações profissionais;
- Concepts: esboços/notas/desenhos: app que cria desenhos e artes de forma intuitiva;
- Adobe Lightroom: app de edição de fotos que permite a edição de vários arquivos de uma vez, além de padronizar os efeitos.
Melhores aplicativos para relógios inteligentes
- Sleep Cycle: Gravador de Sono: aplicativo ajuda a monitorar o sono;
- Calm: app de meditação guiada;
- My Fitness Pal: Dieta e Treino: app que ajuda em treinos e dietas regradas.
Games também têm destaque na loja do Google
Apesar de não dedicar um prêmio exclusivo para os jogos digitais, a lista do melhor aplicativo da Google Play destacou alguns games. Entre os competitivos mais famosos, a empresa colocou Rogue Land, MARVEL Future Revolution, Northgard, League of Legends: Wild Rift e Suspects: Mansão Mistério.
Já entre os jogos considerados “indies”, feitos por equipes pequenas e com pouco orçamento, o destaque ficou para o Bird Alone, do desenvolvedor George Batchelor, um game que desafia o jogador a se tornar amigo do “pássaro mais solitário do mundo”. Também há outro da mesma categoria, o Donut County, um jogo de quebra-cabeça baseado na física desenvolvido pela Annapurna Interactive, onde o jogador é um buraco no chão que está sempre crescendo.
O setor de games mobile (para celulares e tablets) cresceu consideravelmente em 2020, devido à pandemia. Foram faturados US$ 79,5 bilhões no ano passado, um crescimento de 26% em relação a 2019, sendo que US$ 47,9 bilhões vieram apenas da compra de jogos nas lojas.