DIRF – Nova Instrução Normativa

DIRF – Declaração do Imposto Sobre a Renda Retido na Fonte

A DIRF faz parte das obrigações acessórias das empresas, por isso é importante se atentar às alterações.

No dia 23 de novembro de 2020, o Diário Oficial da União publicou a Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil, nº 1.990. Assim sendo, as regras devem ser observadas a partir desse ano calendário, 2020.

Anteriormente a essa nova norma, a Receita Federal publicava uma Instrução Normativa (IN) a cada ano. No entanto, a nova norma será utilizada para o preenchimento de todas as Dirf’s a partir desse ano.

Através da DIRF que a DIRPF é processada

É através da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) que dados utilizados no processamento da (DIRPF) Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física são obtidos.

Informações sobre as despesas com planos de saúde empresariais, previdência e sobre o (IRRF) Imposto sobre a Renda Retido na Fonte são validadas a partir da DIRF. Portanto, é a base para a verificação do governo sobre as informações prestadas.  Assim sendo, é possível que o Fisco capte possíveis omissões quanto aos rendimentos tributáveis.

Parcelamentos emitidos pelo eCAC

Outra mudança importante, a partir de fevereiro de 2021, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) referente aos parcelamentos de débitos não previdenciários administrados pela Receita federal do Brasil será emitido exclusivamente pelo portal da RFB na internet, o eCAC. Certamente é uma facilidade, pois bata acessar o menu referente a pagamentos e parcelamentos no portal.

Caso haja inadimplência, o contribuinte estará sujeito a exclusão no parcelamento, bem com à inclusão no Cadin, que é Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal.

Diário Oficial da União

O portal do eCAC também recebe informações do eSocial, sendo um canal centralizador de informações a Receita Federal do Brasil.

Por isso, é importante estar sempre atento às publicações do Diário Oficial da União, visto que mudanças feitas pelo governo impactam diretamente nas obrigações acessórias das empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.