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Criminosos tentam obter dados de beneficiários do INSS por ligação

Com as informações obtidas, quadrilhas especializadas em fraudes financeiras podem realizar compras ou fazer empréstimos em nome do segurado.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que golpistas estão telefonando para segurados, aposentados e pensionistas para pedir dados pessoais ou o número do benefício.  

Com as informações obtidas, quadrilhas especializadas em fraudes financeiras podem realizar compras ou fazer empréstimos em nome do segurado, entre outras ações capazes de causar grandes prejuízos 

Ao entrar em contato, os criminosos se passam por atendentes da Central 135, que é utilizada pelo INSS para receber e fazer chamadas para os segurados.  

Esse tipo de golpe exige ainda mais atenção dos segurados. Com as agências fechadas devido à pandemia, o INSS passou a telefonar e a mandar mensagens por SMS com frequência para cidadãos que solicitaram benefícios, mas precisam cumprir exigências para que os pedidos sejam analisados. 

O INSS não pede confirmação de dados 

O instituto alerta que quando entra em contato com o segurado, não pede a confirmação de dados pessoais ou o número do benefício. Em regra, o atendente da Central 135 fornece orientações sobre como proceder para o envio da documentação. O instituto ainda informa com exatidão qual a pendência no requerimento.  

Caso receba uma ligação pedindo dados pessoais e informação sobre o benefício, o segurado deve encerrar a ligação e entrar em contato com o INSS pelo telefone 135. Para cumprir a exigência enquanto as agências estão fechadas, é necessário baixar o aplicativo Meu INSS ou acessar o site meu.inss.gov.br.  

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brasil 123  
3 Comentários
  1. Eraldo Diz

    A alguns dias recebi um telefonema e a pessoa insistia que eu ia receber um cartão do inss sobre meu benefício. Essa pessoa ja sabia todos meus dados e queria apenas confirmar , que o cartão ja tinha sido enviado e eu receberia dentro de 15 dias . Se o INSS ja tinha enviado o cartão sem me consultar , porque então a ligação pra falar sobre o assunto sendo que sempre vem no envelope tudo que vc pode fazer? Eu não autorizei nada nada nada , pedi pra ligarem mais tarde , enquanto isso entrei em contato com uma funcionária do inss e falei do assunto (o 135 não funciona com inss fechado) , que me informou que não tem nada disso no inss , a pessoa voltou a ligar e eu falei tudo e disse que nao quero nada , não autorizo nada e nao adianta insistir . Ja se passaram 1 mês e nada de cartão.

  2. Lourival Diz

    Eu não recebo nenhum benefício tô recebendo auxílio agora mas desde quando eu comecei a usar telefone que eu sempre Recebo ligações de pessoas que eu não conheço aí hoje eu liguei para operadora para Oi para mim ver quem que liga para mim Ela falou que eu tenho que ir procurar um juiz e pedir quebra de sigilo eu não tenho estudo meu estudo é pouco mas no meu entendimento quebra de sigilo é para autoridade investigar criminoso eu não sou autoridade E aqui onde eu moro nem juiz tem só tem um prefeito ladrão sem vergonha para roubar o povo e dá apoio ao PCC e meu estudo é pouco no meu entendimento quebra de sigilo é paraautoridade para investigar criminoso só quem pode fazer isso é as autoridades A Oi também me informou que tem um site que se chama não me perturba mas na verdade esse site é só mentira que a própria operadora Ela desbloqueia a gente que para tá ligando e atentando e dando informação por bandido alô polícia federal Fica de olho na cidade Axixá do Tocantins o prefeito e o PCC tomou de conta

  3. Edisson Diz

    Acho uma falácia e uma falta de respeito deste portal de notícias postar notícias sem um fundamento, onde está o link que leva á notícia dada pelo próprio INSS
    1° Empresas podem ter acesso a estás informações sem pegar dados diretamente do aposentado, além disso o que eles precisariam seriam informações dos cartões e tudo mundo sabe que estás informações não se passam por telefone.
    2° Para o emprestimo o banco precisa de assinatura ou self do aposentado e mesmo assim o dinheiro só cai na conta do próprio beneficiário., não em conta de terceiros. A nao ser que seja alguém da família que queira tentar uma fraude nesse caso nem precisaria de fazer essa suposta ligação.

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