Aposentados começam a receber segunda parcela do 13º

Antecipação do pagamento é uma das medidas para conter crise causada pela pandemia

Nesta segunda-feira, 1º de junho, aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais que um salário mínimo começam a receber a segunda parcela do 13º salário. O pagamento segue sendo feito até dia 5 de junho.

O governo anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário como uma das medidas para conter a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A data de pagamento é especificada de acordo com o valor e número final do benefício, ao excluir o dígito.

Quem recebe até um salário mínimo, que atualmente vale R$ 1.045, começou a receber pagamento dia 25 de maio e segue até 5 de junho. A primeira parte do 13º salário foi paga entre 24 de abril e 8 de maio. Foi pago 50% do valor do benefício. A segunda parte pode ter desconto do Imposto de Renda (IR).

O direito ao pagamento antecipado é dado para quem recebe aposentadoria, auxílio-reclusão, auxílio-doença, auxílio-acidente ou pensão. Caso o benefício esteja programado para chegar ao fim antes do dia 31 de dezembro de 2020, o segurado receberá o proporcional.

Antes da pandemia do novo coronavírus, em situação comum, a primeira parcela do 13º salário seria paga apenas no segundo semestre. A segunda parcela seria paga normalmente em dezembro.

Calendário de pagamento

Para verificar sua data, veja o número do benefício e exclua o dígito. Se o número for 111.222.333-0, por exemplo, desconsidere o dígito 0; o número final seria 3.

Para quem ganha até um salário mínimo

Final 1: recebeu em 25 de maio
Final 2: recebeu em 26 de maio
Final 3: recebeu em 27 de maio
Final 4: recebeu em 28 de maio
Final 5: recebeu em 29 de maio
Final 6: recebe em 1 de junho
Final 7: recebe em 2 de junho
Final 8: recebe em 3 de junho
Final 9: recebe em 4 de junho
Final 0: recebe em 5 de junho

Para quem recebe mais de um salário mínimo

Finais 1 e 6: recebe em 1 de junho
Finais 2 e 7: recebe em 2 de junho
Finais 3 e 8: recebe em 3 de junho
Finais 4 e 9: recebe em 4 de junho
Finais 5 e 0: recebe em 5 de junho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.