Direcione seus pontos fortes durante a entrevista de emprego

A entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento para a sua carreira profissional. Confira dicas para o candidato!

A entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento para a sua carreira profissional, por isso, é importante que o candidato destaque o seu próprio currículo através de situações vivenciadas e direcione o seu comportamento.

Direcione seus pontos fortes durante a entrevista de emprego

O profissional de recrutamento e seleção deve avaliar o candidato por diversas vertentes, por isso, é necessário que o candidato se posicione para que essa avaliação se torne assertiva e positiva.

Destaque a sua trajetória profissional

Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu potencial profissional, exemplificando suas vivências. Por exemplo, fale sobre a sua proatividade; capacidade analítica; facilidade para construir o relacionamento entre a empresa e o cliente; condução de reuniões; gestão de projetos; elaboração de processos dinâmicos de equipes; controles internos; dentre outros fatores que corroborem o seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Por outro lado, o candidato deve saber direcionar seus pontos fracos, por isso, é aconselhável que leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu diferencial profissional de forma abrangente.

Sendo assim, ao apresentar um ponto que requer melhorias, apresente também uma solução. Por exemplo, é importante que o candidato informe que deseja realizar um curso de teatro, ao informar se conceitua como uma pessoa tímida.

Além disso, é possível direcionar também seus pontos fracos no que tange a sua capacidade profissional. Assim sendo, ao informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema específico, é importante que informe também que já está realizando cotações com instituições específicas.

Adote uma postura participativa durante o processo seletivo

O candidato deve direcionar o seu comportamento para alcançar o seu potencial durante a entrevista de emprego. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.

É viável que o candidato chegue mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego. Além disso, não deixe bolsas no seu colo e tenha cuidado para não interromper o profissional, caso se recorde de um fato que não citou durante alguma resposta anterior.

Avalie os valores envolvidos

Dessa forma, estará se colocando positivamente e tornando a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção genuína e eficiente. Assim sendo, é possível avaliar a viabilidade da contratação, já que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos, por isso, o candidato deve destacar seus pontos positivos de maneira assertiva durante o processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.