É muito importante que o entrante no mercado de investimentos faça um planejamento financeiro que contemple suas particularidades de maneira faseada.
Elabore um planejamento que seja resolutivo para que você possa diversificar suas opções de investimentos de modo seguro. Como em todo planejamento financeiro, você deve separar seus custos entre fixos e variáveis. Dessa forma, poderá entender o seu cenário atual e definir suas metas.
É relevante que defina suas metas, considerando o curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você poderá analisar o mercado e estudar a viabilidade de cada opção. É aconselhável que busque sempre por fontes oficiais para que você possa entender os diversos fatores que impactam a economia e o mercado de investimentos.
É viável consultar sites oficiais como o Banco Central do Brasil, a Bolsa de valores do Brasil e de algumas fintechs, como o Nubank ou o Banco Inter, por exemplo. Já que são fontes confiáveis de informações e possuem uma linguagem descomplicada para o novo investidor.
Dentro do seu processo de planejamento financeiro, você deve realizar alguns questionamentos objetivos. Por exemplo:
Além de questionar esses pontos, é importante que você comece pelas opções de renda fixa. Visto que são opções que permitem que estude de forma prática o funcionamento do mercado.
O Tesouro Direto é um exemplo de opção que permite investimento de valores baixos. Dessa forma, você poderá diversificar suas opções de maneira planejada e considerar suas particularidades.
Entretanto, é muito importante que você diversifique suas opções aos poucos e tenha clareza sobre os riscos e oportunidades da economia atual. Adapte as dicas citadas e direcione o seu planejamento financeiro através de considerações relevantes sobre suas necessidades, refazendo o seu processo periodicamente. Dessa forma, estará adaptando o seu planejamento e criando caminhos para elevar a sua rentabilidade de forma segura.