Direcionamento e Assertividade na Entrevista de Emprego

 Dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego

Para ter sucesso em uma entrevista de emprego é muito importante que se atente a pontos fundamentais no que tange a sua postura, direcionamento e assertividade.

No entanto, também é relevante que o candidato adapte todas as dicas sobre o assunto à sua realidade, personalidade e objetividade. Bem como, à cultura da empresa.

Sendo assim, confira algumas dicas para que você faça as devidas adaptações e aumente suas chances de sucesso durante uma entrevista de emprego.

 Evite atrasos

 Primeiramente, evite atrasos. O fato de estar atrasado pode ser fator de exclusão para um processo seletivo.

No entanto, ainda que não esteja exatamente atrasado, o fato de estar muito próximo do horário marcado pode te deixar com uma ansiedade mais elevada do que a que é esperada dentro de uma situação de avaliação e prejudicar o seu desenvolvimento dentro da entrevista de emprego.

Por isso, procure chegar um pouco mais cedo, trabalhe a sua respiração, bem como, procure se familiarizar com o ambiente.

 Como devo me vestir

A maneira como você se veste é muito importante dentro de uma entrevista de emprego. Sendo assim, para se vestir adequadamente é importante conhecer a cultura da empresa.

Pois, se a entrevista de emprego ocorrer em uma Startup, poderá se vestir de uma forma casual. No entanto, em uma empresa tradicionalista, o solicitado é um traje formal.

Para poder saber como é a cultura da empresa, verifique em seu site a sua trajetória, bem como, sua missão, visão e valores. Pois, esses são fatores que poderão amparar outras questões relacionadas ao processo seletivo.

Postura corporal

 A sua linguagem corporal é um ponto fundamental dentro do processo seletivo. Por isso, ao chegar ao local marcado para a entrevista de emprego, tenha uma postura firme e positiva. Cumprimente todos os presentes no local e tenha um firme aperto de mão.

 Além disso, durante a entrevista mantenha contato visual com o seu entrevistador, evite cruzar braços e pernas. Bem como, evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo, ao passo que durante a sua narrativa evite gesticular excessivamente.

Controle o seu tom de voz e direcione a sua narrativa

Certamente, o controle sobre o seu corpo e sua fala são diferenciais dentro do processo seletivo. Além disso, ao prestar atenção plena ao que você mesmo diz, o controle sobre o seu tom de voz ocorre naturalmente e a construção de sua narrativa também se torna mais facilitada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.