Trabalhou em 2019? Então você pode ter direito a receber valores que estão esquecidos no PIS/Pasep. Segundo informações do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Previdência, aproximadamente R$200 milhões ainda devem ser sacados por mais de 320 mil trabalhadores cadastrados no programa.
Os valores esquecidos pelos trabalhadores são referentes ao ano-base de 2019 do PIS/PASEP. O prazo para solicitação teve início desde março deste ano.
Para quem acha que tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP de 2019, basta realizar uma consulta via aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). Ademais, é possível entrar em contato com a central de atendimento Alô Trabalhador, telefone 158.
O trabalhador pode solicitar o seu dinheiro esquecido do PIS/PASEP presencialmente, indo a uma unidade regional do Ministério do Trabalho e Previdência mais próxima. Na ocasião, basta apresentar um documento oficial com foto.
Ademais, também é possível fazer o pedido de reemissão pela Superintendência Regional do Trabalho. Basta enviar uma mensagem de e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” pela sigla do estado onde mora.
Após o envio, caso o pedido seja aprovado pelo Ministério, o trabalhador terá até 29 de dezembro de 2022 para realizar o saque. No entanto, caso ainda não realize a operação, terá que esperar um novo prazo para realizar o pedido, previsto apenas em 2023.
Quem tem direito?
Por ser referente ao ano de 2019, para sacar o benefício é preciso que o trabalhador:
- Tenha cadastro ativo no PIS/Pasep há, no mínimo, 5 anos;
- Tenha recebido uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos;
- Tenha trabalhado, em 2019, para alguma Pessoa Jurídica por, por pelo menos, 30 dias;
- Tenha os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial;
O trabalhador consegue consultar as informações do seu PIS/Pasep através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS. Aqueles que preferirem, podem ligar para a central de atendimento Alô Trabalhador, pelo número 158.
Na época, a quantia paga foi de R$1.100.
Como identificar o número do PIS?
Há quatro formas principais em que é possível verificar o número do PIS, são elas:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Cartão Cidadão;
- Agência da Caixa Econômica Federal (CEF).
As opções acima, se referem a meios físicos de encontrar o número do PIS. No entanto, existem outras formas virtuais de obtê-lo, como através do portal do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Para realizar essa consulta, basta seguir a orientação a seguir:
- Primeiramente, acesse o site do CNIS;
- Selecione a opção “Cidadão”;
- Em seguida, no canto superior esquerdo, clique em “Inscrição”;
- Escolha a opção “Filiado”;
- Preencha os campos com suas informações pessoais solicitadas;
- Por fim, quando aparecer o “NIT”, esse é o número do PIS.
Além desses meios, é possível ainda, consultar o PIS utilizando o CPF. Esta opção garante a verificação de todas informações trabalhistas e previdenciárias pelo portal “Meu INSS”.