Como diminuir o estresse no ambiente de trabalho? - Notícias Concursos

Como diminuir o estresse no ambiente de trabalho?

Diminuir o estresse no ambiente de trabalho é possível, desde que você esteja disposto a isso. Além disso, é importante entender que para diminuir esse estresse é preciso dar uma atenção a mais aos seus sentimentos e emoções.

Em outras palavras, neste conteúdo nós não vamos lhe transmitir uma fórmula para acabar com o estresse, deixando-o “de lado” em sua vida. Mas sim, daremos algumas sugestões que poderão ser úteis na hora em que você sentir que sensações estressantes estão operando.

Como diminuir o estresse no ambiente de trabalho?

Para diminuir o estresse no ambiente de trabalho é fundamental saber quais são os principais gatilhos emocionais por trás dele.

Preste atenção nisso e, depois que notar quais são os fatores primordiais, considere as nossas dicas como um complemento a isso:

1- Comece se organizando – com antecedência

Ao compreender os principais gatilhos emocionais envolvidos com o seu estresse, observe como você pode se organizar diante disso.

Manter uma agenda adequada e que respeite o seu tempo é de suma importância para evitar a sobrecarga física e mental.

Para tanto, comece a se organizar levando em consideração o que está por vir – e não o tempo “perdido”, ok?

2- Tenha um ambiente adequado ao que você precisa, com ferramentas ao seu alcance

Ter uma mesa de trabalho ou um escritório organizado também faz toda a diferença. E nem estamos querendo dizer que você deve ficar o tempo todo cuidando da “arrumação” ou da estética do lugar. Mas sim, estamos falando de funcionalidade.

Você deve sempre deixar as suas ferramentas de suporte à mão. Por exemplo, se você trabalha usando livros, deixe-os sempre por perto e acessíveis.

Saiba onde está a sua agenda, as suas canetas, seu grampeador, enfim! Quanto mais prático for o seu ambiente de trabalho, mais fácil será para você se organizar e trabalhar com menos estresse.

3- Não se sobrecarregue e delegue o que for necessário

Para diminuir o estresse no ambiente de trabalho é preciso, também, abrir mão daquele desejo de ser “onisciente”. Isto é, precisamos aprender que necessitamos do suporte de outras pessoas para um bom desempenho no trabalho.

Sendo assim, comece a delegar tarefas que não condizem com a sua rotina e não se sobrecarregue nesse sentido. Você verá que essa ação poderá mudar a sua vida profissional.

4- Saiba respeitar os seus limites e procure fazer pausas

Saiba respeitar os seus limites pessoais e, novamente, não tente se sentir um “deus” no seu trabalho. As pausas são essenciais em qualquer tipo de ambiente corporativo, pois elas garantem mais bem-estar e foco.

Portanto, nada de usar as pequenas pausas para adiantar isso ou aquilo, ok? Respeite o seu corpo e a sua mente, pois só com esse respeito que você conseguirá diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

5- Desenvolva uma boa comunicação para inibir os conflitos

Trabalhe, também, a sua comunicação com as outras pessoas. Até porque, muitas vezes, a comunicação falha é a principal força por trás das crises de estresse.

Portanto, aprenda a escutar ativamente, desenvolva a sua empatia e saiba falar com as outras pessoas – isso também mudará a sua vida profissional.

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