Diferença Entre Líder e Chefe

Líder e Chefe – A comunicação faz a diferença na gestão atual

Na atualidade, as pessoas preferem a imagem do líder à imagem do chefe, já que a figura do líder, além de mais amigável, promove o aprendizado e a boa comunicação, por outro lado, a figura do chefe promove autoridade.

Essa percepção nos dá a clara visão de que as pessoas não aceitam mais receber ordens injustificada, mas sim quando entendem o motivo de tal atividade, passando o sentimento de colaboração e aprendizado, que sugere a imagem do líder.

Conceito de liderança e a gestão participativa

O conceito de liderança é, antes de qualquer outra coisa, de cunho social, já que o líder é uma pessoa que primeiramente tem uma boa relação interpessoal com os seus liderados.

Sendo assim, o líder é capaz de manter as pessoas motivadas e engajadas em suas respectivas funções , de maneira que se orgulhem de trabalhar na organização.

A liderança é vivenciada de maneira participativa, assim sendo, o líder não impõe suas decisões, mas toma as decisões em conjunto com seus colaboradores.

Resumindo, diferente do chefe autoritário e que não permite a participação de seus chefiados, o líder é democrático e leva em consideração a opinião de seus liderados, dessa maneira o líder tem uma imagem muito mais carismática e humana do que o chefe.

Líder e administrador

No entanto, é importante ressaltar que nem todo administrador é líder e nem todo líder é administrador.

Já que o administrador direciona e aplica os recursos em prol do objetivo da organização, podendo este ser autoritário, ou seja, tendo a imagem do chefe.

Já o líder pode ter todas as características da liderança, mas não estar em um cargo que o permita administrar, ou seja, a liderança está mais voltada para a comunicação do que para a função que a pessoa exerce dentro da empresa. Por isso, o perfil de liderança é mais atual e está atrelado à cultura interna da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.