Veja dicas para estudar do zero para concursos públicos

Veja um guia para te ajudar a se organizar no preparo para concursos

Decidiu estudar para concursos públicos e vai começar do zero? Se organizar, dedicar algumas horas do dia ou ver que materiais estudar pode parecer difícil para o concurseiro iniciante.

Mas neste guia, baseado no blog GranCursos, você será orientado sobre a trajetória de estudos para alcançar o cargo dos sonhos.

Para estudar, motivação é fundamental

A motivação é a chave para seguir em frente. A rotina, cobrança e outros fatores pode interferir em seu foco, mas é importante ter sempre em mente o que te motiva a seguir em frente. Construir um Mural dos Sonhos pode ajudar na motivação.

Metas e objetivos

Estabeleça um objetivo a longo prazo que envolva a aprovação no cargo almeja. Mas também vise metas a curto. Estudar de forma eficaz é necessário ter foco total e a definição de um cargo ou concurso ajuda muito nesse passo.

Plano de estudos

Iniciar os estudos para concursos pode parecer uma tarefa complicada, mas a chave para essa etapa é organização.

Decida para qual concurso irá estudar, quais são as matérias que tem maior peso no edital, quais são as matérias em que você têm mais dificuldade e quanto tempo você tem para se preparar até a prova.

Local de estudos

Separe bem o local onde irá se preparar. É necessário saber em qual local você aprende melhor. Deve ter ausência de som ambiente, iluminação, temperatura, conforto, interrupção por pessoas, barulhos, entre outros. Escolha o local onde você estará mais à vontade e terá certeza de que a sua concentração estará em aprender a matéria estudada.

Material

Busque livros e apostilas específicas para cada matéria indicada. Videoaulas no Youtube e sites também são boas fontes de material.

Resolva exercícios

Resolver provas anteriores e de questões específicas de cada matéria é muito importante no aprendizado. Por isso, separe pelo menos um dia da semana para resolver a prova do concurso escolhido ou da banca examinadora que prepara as questões do certame.

Descanse

Aproveite o seu horário de almoço para descansar o corpo e a mente com um cochilo breve de 20-30 minutos. Tenha uma rotina também para o seu sono. Dormir o número de horas adequadas ajudará no dia seguinte a manter-se bem disposto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.