Saiba quais são as vantagens de ouvir podcast para estudar

Investir em diferentes formatos é uma ótima opção para os estudos. Pesquisas científicas já comprovaram que acessar a informação utilizando diferentes sentidos – visual, auditivo, tátil, etc – ajuda na compreensão e na retenção do conteúdo.

Desse modo, uma das opções é estudar ouvindo podcast. Além do formato diferenciado, utilizar podcast no estudo tem diversas vantagens. Veja abaixo os motivos pelos quais vale a pena apostar nesses programas de áudio!

1. São de fácil acesso

Atualmente a maioria dos estudantes têm aplicativos de streaming no celular ou computador Desse modo, acessar um podcast é muito simples. Basta realizar a pesquisa sobre o assunto que você quer estudar no Spotify, por exemplo, e dar o play!

2. Educam enquanto divertem

Os podcasts parecem uma conversa. Assim, têm uma dinâmica muito descontraída e natural. Alguns são mais formais, mas a maioria se assemelha a uma conversa em amigos em uma reunião descontraída. Obviamente, esse tom de diversão pode variar de acordo com o assunto abordado. Nesse sentido, além de estudar, você se entretém e torna o processo de aprendizagem mais prazeroso.

3. Ajudam você a economizar tempo

Outra vantagem incrível de estudar através desse formato é a economia de tempo. Quando lemos um livro ou apostila, vemos uma videoaula ou respondemos a um exercício, precisamos parar e nos dedicar totalmente à atividade. Já o podcast é muito mais prático! Você pode ouvir os episódios no ônibus enquanto se desloca, ou em casa enquanto lava a louça ou varre a casa, por exemplo. Desse modo, você economiza o seu tempo e ainda se mantém informado.

4. Costumam ser gratuitos

Um ponto muito positivo dos podcasts é a gratuidade. A maioria dos programas é disponibilizada de forma gratuita, de modo que esse formato é financeiramente mais acessível. Além disso, normalmente não há propagandas durante os episódios, de modo que você pode estudar sem ser interrompido por anúncios.

5. Estão disponíveis ON e OFF-LINE

Por fim, há ainda a vantagem de poder ouvir os programas com ou sem internet. Para quem quer ter acesso a conteúdos de qualidade sem precisar da internet, o podcast é uma das melhores opções, pois é fácil fazer o download do episódio e deixá-lo ponto para ser ouvido off-line.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário.

Veja O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Confira cursos on-line gratuitos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.