Procrastinação nos estudos: 3 truques para não deixar nada para depois

Por acaso isso tem acontecido com você em sua rotina de estudos? Então fique por dentro de dicas para parar de procrastinar para sempre

Você já deve ter ouvido na palavra ‘procrastinação‘. Ela se refere ao ato de deixar algo para fazer depois, não realizar o que precisa no momento e ocupar o tempo com coisas que não são produtivas.

Bom, todo mundo procrastina ou já procrastinou alguma vez na vida. Isso não é nada incomum. Mas quando isso se torna um hábito pode prejudicar muito a jornada para a obtenção de metas, como passar em concursos, passar em vestibulares, conquistar boas notas no ENEM, etc.

Por acaso isso tem acontecido com você em sua rotina de estudos? Então fique por dentro de dicas para parar de vez com a procrastinação.

1 – Estabeleça um horário para os estudos

É bem difícil acostumar o nosso cérebro que é preciso estudar, absorver conteúdos, ficar horas aprendendo teorias e praticando exercícios. Dessa forma, ele precisa ser orientado a pensar que você realmente vai adotar seus estudos como rotina e que não há meios para fugir disso.

Não escolha um período para estudar, mas sim estabeleça um horário para começar e para terminar. Essa delimitação vai favorecer o entendimento do cérebro acerca da realização dos estudos diários. Você irá acostumá-lo a se preparar todos os dias para essa atividade sempre na mesma hora.

É uma maneira de encarar os estudos, para qualquer objetivo que seja, como se fosse um compromisso inadiável. E isso independente de como está o seu estado emocional.

2 – Ritual antes de estudar

Especialistas em motivação para os estudos garantem que esse ritual deve ser iniciado com uma boa arrumação da própria cama. Pode parecer bobo, mas é bom para começar o dia concluindo tarefas, mesmo que elas sejam simples.

Dá a sensação de que você consegue realizar mais tarefas durante o dia, inclusive aquelas que estão dentro de seu cronograma de estudos.

Então busque criar um ritual de realização de ações antes de começar a estudar, como arrumar a cama, tomar seu café da manhã, levar o lixo, ver os e-mails e pronto: partiu estudos.

3 – Simplesmente comece

Não dê tempo para que a procrastinação tome conta de você. Quando estamos acostumados a deixar tudo o que é importante para depois, inventamos desculpas o tempo todo.

Pensar muito faz com que o começo dos estudos fique mais longe. Então, deu o horário? Simplesmente comece. Ainda que você esteja meio sonolento ainda, meio aéreo, não espere essas sensações irem embora. Sente para estudar e vá se adequando até que seu cérebro se acostume.

E então, pronto (a) para deixar a procrastinação de lado para sempre? Experimente essas sugestões para potencializar os seus estudos!

Leia também: Regra dos 5 segundos: Conheça a técnica que motiva você a estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.