Pouco tempo para estudar? Veja 4 dicas para otimizar o aprendizado

Um grande número pessoas concilia diversos compromissos no dia a dia e por isso tem pouco tempo para estudar. Quem aí trabalha, estuda e cuida da família? Pois é, essa é a realidade de muitos brasileiros.

Dessa forma, encontrar um espacinho livre na agenda para estudar para concursos, vestibulares, para o ENEM, ou até mesmo para a escola / faculdade pode se tornar um verdadeiro desafio.

Que tal, então, conhecer com a gente dicas fáceis de estudar de forma eficiente mesmo tendo pouco tempo disponível? Acompanhe!

1 – Defina uma meta para estudar em pouco tempo

Todo tipo de estudo leva a algum triunfo. Pode ser passar de ano simplesmente. Ou então obter uma boa colocação no concurso, uma boa nota no ENEM, a aprovação no mestrado. Bom, em qualquer caso, deve-se ter um ponto para atingir.

Além disso, lá na frente, pode-se ter uma meta ainda maior. Afinal, estudando você terá, por exemplo: um salário melhor, uma profissão que deseja… Enfim, essa pode ser uma motivação para quem precisa estudar mesmo sem ter muito tempo. É um impulso para encontrar uma saída.

2 – Aprenda por partes no tempo disponível

Essa dica é fácil. Afinal, quem tem pouco tempo para estudar não consegue aprender todos os conteúdos de uma só vez, não é mesmo?

Sendo assim, é um erro enorme deixar para estudar em cima da hora, por exemplo, um mês antes do concurso ou então um dia antes de uma prova da faculdade. Acredite: sua preparação não será aprofundada dessa forma.

Uma dica é dividir as matérias de estudo em um cronograma, fragmentando os assuntos para cada dia e estabelecendo horários.

Ou seja, todo dia você estudará um pouco, dentro de sua agenda disponível, sem comprometer seus outros compromissos. Mas atenção: quando chegar o horário de estudar, dedique-se 100% do tempo. Não se distraia com redes sociais, TV ou seu animal de estimação, por exemplo.

Estudo progressivo: Método eficiente na preparação para concursos

3 – Faça simulados e responda questões

Nós, do Notícias Concursos, somos entusiastas do aprendizado por questões e simulados. Por isso, já falamos diversas vezes por aqui os benefícios de estudar boa parte do tempo por meio dessas atividades.

Afinal, não basta somente absorver conteúdos em aulas, apostilas, PDFs, vídeos, livros, etc. Há que se buscar testar os conhecimentos adquiridos. Isso faz parte do que chamamos de estudo ativo, no qual o aluno vai atrás de obter mais e mais aprendizados e não somente recebe as informações passivamente.

Nesse sentido, não perca tempo e corra atrás de provas anteriores do vestibular que irá prestar, do ENEM ou responda o máximo de questões do concurso em questão.

4 – Aposte em vídeos e podcasts

Mídias alternativas são excelentes para nos motivar a aprender, sobretudo quando se tem pressa. Quem possui pouco tempo não consegue se prender a uma aula presencial de três horas, por exemplo. Em tempos de pandemia então, essa tarefa é impossível.

Ler um longo livro também pode ser uma tarefa maçante e que demanda atenção por muitas horas e dias.

Sendo assim, procure conteúdos que possam ser conferidos em pausas em sua rotina, como nos trajetos de um lugar para o outro, na hora do almoço, quando estiver descansando na cama ou então fazendo exercícios. Coloque um fone e ouça um podcast ou vídeo!

Mas depois não se esqueça de fazer resumos e anotações sobre o que ouviu!

E então, conte para a gente: curtiu as dicas para estudar mesmo tendo pouco tempo?

Leia também outro artigo interessante para seus estudos:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/aplicativos-otimizar-tempo-estudar/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.