O que é leitura dinâmica e como desenvolver essa habilidade

Demandas acadêmicas e profissionais às vezes exigem a leitura e a memorização de uma quantidade significativa de conteúdos. Nos períodos de avaliação, por exemplo, muitos estudantes afirmam ter dificuldade de encontrar tempo para absorver os assuntos. 

No entanto, o que muitos não sabem é que há formas de treinar o seu cérebro para acelerar o processo de leitura sem comprometer a compreensão do que está sendo lido. 

Assim, a leitura dinâmica é uma das inúmeras técnicas para organizar grandes quantidades de conteúdo. Ela consiste em selecionar o que é mais relevante e merece maior atenção ao texto. Isso se dá através da eliminação de certas etapas cerebrais visando a economia do tempo de leitura.

Não se trata apenas de uma simples varredura com os olhos. Além da agilidade, é necessário obter um entendimento satisfatório do assunto para que seja eficaz. 

Como desenvolver essa habilidade? 

Há diferentes modos de se fazer uma leitura dinâmica. No entanto, todos com o mesmo objetivo: uma compreensão rápida e clara das informações. Sendo assim, o processo deve ter como foco a objetividade, a concisão e a coerência.

Vejamos, então, algumas dicas de como aplicar essa técnica.

1. Estabeleça um objetivo

Primeiramente, saiba antecipadamente o que pretende tirar do texto. Isso vai te permitir focar no que realmente interessa.

2. Scanning

O scanning é um método que auxilia o leitor a obter a informação desejada sem precisar ler cada palavra de um texto. Desse modo, para isso, basta percorrer com os olhos buscando palavras chave ou sentenças específicas que possam ser úteis.

3. Organize em blocos

Além disso, separar as informações em unidades de pensamento pode ajudar a destacar as ideias centrais, reduzindo o tempo de leitura.

4. Amplie seu vocabulário

As restrições de vocabulário atrasa o leitor pois exige mais tempo para a compreensão de palavras ou termos desconhecidos. Então, estar familiarizado com o assunto e ter um léxico amplo é fundamental. Para isso, busque ampliar o seu vocabulário tornando a leitura diária um hábito.

Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário.

Veja O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Leia também Como fazer um resumo em 3 passos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.