O grau dos adjetivos

Os adjetivos são palavras que caracterizam ou particularizam os substantivos. Contudo, em algumas situações, é necessário expressar a quantidade ou a intensidade dessa característica, ou mesmo compará-la entre dois seres.

Ex.:

  1. Carine é muito bonita.
  2. Carine é mais bonita que Luana.

Perceba que no exemplo 1 a palavra “muito” atribui intensidade ao adjetivo “bonita”. Enquanto que no exemplo 2 as palavras “mais” e “que” fazem uma comparação da característica expressa pelo adjetivo (bonita) entre dois seres (Carine e Luana).

Veja abaixo o que é o grau do adjetivo e quais são seus tipos.

O que é o grau do adjetivo

O grau do adjetivo exprime a quantidade ou a intensidade da característica expressa por um adjetivo. Na língua portuguesa, os adjetivos possuem dois tipos de grau: o comparativo e o superlativo. Confira a seguir o conceito de cada um deles.

Grau comparativo

O grau comparativo ocorre quando comparamos a característica expressa pelo adjetivo entre dois seres diferentes. Essa comparação pode ser de igualdade, superioridade ou inferioridade, que apresentam as seguintes estruturas:

  • Comparativo de igualdade: tão + adjetivo + quanto/como

Ex.: Patrícia é tão inteligente quanto Joana.

  • Comparativo de superioridade: mais + adjetivo + (do) que

Ex.: Carine é mais bonita do que Luana.

  • Comparativo de inferioridade: menos + adjetivo + (do) que

Ex.: Luana é menos bonita que Carine.

Grau superlativo

O grau superlativo ocorre quando se quer destacar determinada característica de um ser em relação a outro ser ou a um grupo. Os tipos de superlativo são:

Superlativo absoluto:

  • Analítico: intensifica o adjetivo por meio de um termo que o acompanha: muito bonita, bastante inteligente, extremamente feliz.
  • Sintético: intensifica o adjetivo por meio de um sufixo: lindíssimo, facílimo, paupérrimo.

Superlativo relativo:

  • De superioridade: atribui superioridade da característica de um ser comparando-o a um grupo. A estrutura do relativo se superioridade é: a/o mais + adjetivo + de/da/do.

Ex.: Jovenal é o mais estranho de sua turma.

  • De inferioridade: atribui inferioridade da característica de um ser comparando-o a um grupo. A estrutura do relativo de inferioridade é: a/o menos + adjetivo + de/da/do.

Ex.: Pedrinho é o menos estudioso da sala.

O grau dos adjetivos “bom”, “mau”, “grande” e “pequeno”

Os adjetivos “bom”, “mau”, “grande” e “pequeno” formam o comparativo e o superlativo de forma diferente. Observe o quadro a seguir:

AdjetivosComparativo de superioridadeSuperlativo
AbsolutoRelativo
bommelhorótimoa/o melhor
maupiorpéssimoa/o pior
grandemaiormáximoa/o maior
pequenomenormínimoa/o menor

 

Gostou do texto? Deixe seu comentário e faça-nos também sugestões sobre as dúvidas que você tem referentes ao uso da língua portuguesa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.