MAU ou MAL: qual das duas expressões está certa?

Descubra e nunca mais cometa erros com essas palavras!

MAU ou MAL: qual está correto?

As expressões “mau” e “mal” provocam muita confusão entre os estudantes brasileiros, uma vez que elas são palavras muito parecidas.

Assim, para te ajudar a obter um bom desempenho no ENEM ou nos vestibulares, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre as principais regras que envolvem o uso dessas duas expressões. Vamos conferir! 

MAL: como usar?

Quando devemos utilizar a expressão “mal”, escrita com o “l”?

Mal” pode ser usado de mais de uma forma. Uma delas é com a função de substantivo e a outra, por sua vez, como um advérbio de modo, indicando a maneira como algo foi feito. Nesse caso, “mal” indica que algo não foi bem feito.

Confira um exemplo: 

  • A obra foi mal concluída e foi rejeitada.

A palavra “mal” também pode ser usada como um substantivo. Isso acontece quando estamos fazendo uma referência à doenças ou sentimentos.

Veja um exemplo:

  • O meu avô sofre com o mal de Parkinson.

A expressão pode ser relacionada também como função de preposição para indicar a passagem de tempo. Nesse caso, ela pode ser substituída por “logo que”, “quando” ou “assim que”.

Confira esse exemplo: 

  • Mal chegou e encontrou o seu namorado.

Para verificar se o uso de “mal” está correto, você pode substituir essa expressão pelo seu antônimo, ou seja, “bem”. Se a frase continuar fazendo sentido após a substituição, então o uso está correto.

MAU: como usar?

A expressão “mau” é um adjetivo que pode ser usado para indicar uma qualidade ruim de algo ou alguém. Dessa forma, essa palavra deve ser usada para descrever alguma coisa ou alguém de forma negativa.

Confira alguns exemplos com “mau”: 

  • Minha mãe acorda sempre de mau humor. (“mau” atua como adjetivo, modificando o substantivo “humor”).
  • O lobo mau faz parte dessa história (mau está sendo usado como um adjetivo, modificando o substantivo “lobo”)

Para ter certeza se o uso de “mau” está certo, você pode substituir a palavra pelo seu antônimo, ou seja, “bom”. Se a frase continuar fazendo sentido mesmo após a substituição, o uso está correto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.