Iniciante em concursos: 3 dicas cruciais para você se dar bem

Quer saber como começar sua trajetória rumo à aprovação? Fique por dentro de conselhos indispensáveis

É iniciante em concursos públicos? Então você certamente precisa de um “norte” para começar com o pé direito essa jornada de estudos!

Selecionamos cinco conselhos que podem ajudar muito nesse momento inicial da busca por uma carreira no serviço público!

1 – Escolha a sua carreira

É essencial que você estude bem qual carreira quer seguir, pois cada uma possui particularidades. Em cada categoria há mudanças em relação aos materiais de estudo, à banca examinadora, assim como à forma de elaboração das questões.

As carreiras do serviço público geralmente são divididas da seguinte forma:

  • Administrativa
  • Fiscal
  • Policial
  • Militar
  • Tribunal

Tenha conhecimento dessas áreas e veja com qual delas você se identifica mais. Saber isso também ajuda muito na hora de pincelar os concursos certos.

2 – Planeje seus estudos

Sem planejar o que você vai estudar não há como obter bons resultados em concursos públicos. Isso definitivamente tem um peso enorme entre um candidato e outro, principalmente quando comparamos iniciantes de experientes.

Imagine disputar uma vaga com um participante que já fez mais de 20 ou 30 concursos públicos, pode até ter passado em alguns ou então ter feito essa mesma prova em outra ocasião? Pois é.

Por isso que você precisa se destacar por sua dedicação, além de planejamento e organização.

Como falamos anteriormente, deve-se conhecer os materiais de estudo de acordo com a carreira escolhida. Sabendo ao certo os conteúdos certos, você não perde tempo com outros completamente fora de contexto.

3 – Administre e otimize seu tempo

O tempo é inimigo dos concurseiros, isso é um fato. Afinal, às vezes um edital abre somente poucos meses antes da prova em questão e por isso é preciso otimizar a agenda para conseguir dar conta de todos os materiais de estudo – e ainda arranjar umas horinhas para viver, é claro.

Há quem diga que, para passar em concursos públicos é preciso deixar o emprego para se dedicar full time aos estudos. Caso contrário, você não conseguirá ser aprovado jamais.

No entanto, muitos concurseiros alcançaram o sucesso tendo que trabalhar ao mesmo tempo, que sustentar a família, entre outras responsabilidades que a vida impõe.

Então, se esse é o seu caso não desanime. A saída é saber otimizar e administrar bem os horários. Tenha meta de horas de estudos e foco total durante esse tempo para cumprir seus objetivos.


E então, preparado para começar sua trajetória rumo à aprovação em concursos públicos? Confira também um artigo sobre os 4 maiores vilões dos concurseiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.