Amizade na terceira idade: Vínculos para uma vida plena!

amizade na terceira idade tem um papel muito importante na vida do idoso. Sem ela, é possível que a pessoa se sinta mais deprimida, adoeça com mais facilidade e passe mais tempo sendo sedentária, por exemplo.

Por isso, neste texto nós reunimos alguns aspectos importantes desse assunto para que você saiba mais e, assim, comece a nutrir as suas amizades!

Qual a importância da amizade na terceira idade?

A importância da amizade na terceira idade está envolvida com muitos fatores relacionados à saúde física e mental. Isto é, a saúde do idoso pode depender de sua sociabilidade, tendo em vista que ela impacta a vida de diversas maneiras. A seguir, você poderá compreender um pouco mais esse assunto:

1. Estímulos cognitivos

Quando conversamos com outras pessoas, estamos sempre aprendendo alguma coisa nova. Ouvimos histórias, aprendemos habilidades, trocamos ideias, abrimos a nossa mente. Tudo isso nos ajuda a manter o nosso cérebro mais ativo cognitivamente. Por isso, a importância da amizade na terceira idade está envolvida justamente com isso: os estímulos cognitivos ajudam a manter a mente mais saudável.

2. Autoestima e autoconfiança

A autoestima e a autoconfiança também são afloradas quando uma pessoa tem boas relações. Isso porque ela pode se sentir amada, acolhida, valorosa, importante, etc. Logo, pode ter mais confiança em quem é e também se enxergar por perspectivas mais positivas. Em contrapartida, um idoso com sociabilidade pobre pode se sentir sozinho, diminuído, pouco amado, etc.

3. Rede de apoio e cuidados com as emoções

A terceira idade pode ser marcada por muitas mudanças no corpo, na rotina e no cotidiano. Tudo isso desencadeia emoções que, até antes, a pessoa não sentia. Consequentemente, a amizade na terceira idade pode ajudar na hora de construir uma rede de apoio que se entende e que proporcione um cuidado a mais com as emoções.

Afinal, há situações que serão vividas concomitantemente, além de que a experiência do outro poderá ajudar o idoso a lidar com as adversidades.

4. Vida mais ativa e menos sedentarismo

Ao sair com os amigos, ir para eventos, caminhar, divertir-se, etc., o idoso também deixa de ser tão sedentário e inativo. Seu corpo passa a ter mais atividades para executar ao longo do dia, proporcionando um combate maior ao sedentarismo. Afinal, ser sedentário, na terceira idade, pode ser um grande fator de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças perigosas.

5. Nós somos seres sociais

Por fim, a amizade na terceira idade também é importante pelo simples fato de que o ser humano, de uma maneira geral, é um ser social. E o que isso significa? Significa que nós precisamos das outras pessoas para viver, nos sentirmos vivos e felizes, etc. As nossas relações têm um peso muito grande em nossas vidas, por isso, construir relacionamentos saudáveis e equilibrados faz toda a diferença.

Sendo assim, comece a investir em bons relacionamentos e veja o quanto isso pode começar a proporcionar momentos de descontração, alegria, aprendizagem, etc. E desfrute de todos os benefícios de uma boa amizade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.