Estudos: O que é revisão da literatura e para que serve

Uma revisão da literatura ou revisão da bibliografia resume e sintetiza a pesquisa acadêmica existente sobre um tópico específico. As revisões de literatura são uma forma de redação acadêmica comumente usada nas ciências, ciências sociais e humanidades.

No entanto, ao contrário dos artigos de pesquisa, que estabelecem novos argumentos e fazem contribuições originais, as revisões da literatura organizam e apresentam as pesquisas existentes

Como estudante ou acadêmico, você pode produzir uma revisão da literatura como um artigo independente ou como uma parte de um projeto de pesquisa maior.

Revisões da literatura não são a ‘bibliografia’

Para entender as revisões da literatura, é melhor primeiro entender o que elas não são. Em primeiro lugar, as revisões de literatura não são bibliografias. Uma bibliografia é uma lista de recursos consultados ao pesquisar um determinado tópico. As revisões da literatura fazem mais do que listar as fontes que você consultou: elas resumem e avaliam criticamente essas fontes.

Em segundo lugar, as revisões da literatura não são subjetivas. Ao contrário de algumas das outras “resenhas” bem conhecidas (por exemplo, resenhas de teatro ou livros), as resenhas de literatura evitam as declarações de opinião.

Em vez disso, eles resumem e avaliam criticamente um corpo de literatura acadêmica de uma perspectiva relativamente objetiva. Escrever uma revisão da literatura é um processo rigoroso, exigindo uma avaliação completa da qualidade e dos resultados de cada fonte discutida.

Por que escrever uma revisão da literatura?

Escrever uma revisão da literatura é um processo demorado que requer uma extensa pesquisa e análise crítica . Então, por que você deveria gastar tanto tempo revisando e escrevendo sobre pesquisas que já foram publicadas?

Justificando sua própria pesquisa

Se você estiver escrevendo uma revisão da literatura como parte de um projeto de pesquisa maior , a revisão da literatura permite demonstrar o que torna sua própria pesquisa valiosa. Ao resumir a pesquisa existente sobre sua questão de pesquisa, uma revisão da literatura revela pontos de consenso e discordâncias, bem como as lacunas e questões em aberto que permanecem. Presumivelmente, sua pesquisa original surgiu de uma dessas questões abertas, portanto, a revisão da literatura serve como um ponto de partida para o resto de seu artigo.

Demonstrando sua experiência

Antes de escrever uma revisão da literatura, você deve mergulhar em um conjunto significativo de pesquisas. No momento em que você escreveu a resenha, você já leu muito sobre o assunto e é capaz de sintetizar e apresentar logicamente as informações. Este produto final estabelece você como uma autoridade confiável em seu tópico.

Entrando na conversa

Todos os escritos acadêmicos são parte de uma conversa sem fim: um diálogo contínuo entre acadêmicos e pesquisadores em todos os continentes, séculos e áreas temáticas. Ao produzir uma revisão da literatura, você está se envolvendo com todos os estudiosos anteriores que examinaram seu tópico e dando continuidade a um ciclo que move o campo para frente.

E então, gostou de conhecer mais sobre revisão da literatura?

Leia outro artigo que pode lhe ajudar – Dicas para melhorar seu desempenho acadêmico

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.