Estratégias para escrever uma revisão da literatura

Embora as diretrizes de estilo específicas variem entre as disciplinas, assim como entre as universidades, todas as revisões da literatura / bibliografia, de modo geral, precisam ser bem pesquisadas e organizadas.

Leia aqui como funciona e para que serve a revisão da literatura, também conhecida como revisão de bibliografia.

Selecionamos as seguintes estratégias para te guiar no processo de escrita desse projeto. Conheça a seguir!

Escolha um tópico com escopo limitado

O mundo da pesquisa acadêmica é vasto e, se você escolher um tópico muito amplo, o processo de pesquisa parecerá sem fim. Escolha um tópico com foco estreito e esteja aberto para ajustá-lo à medida que o processo de pesquisa se desenvolve.

Se você se pega classificando milhares de resultados toda vez que faz uma pesquisa no banco de dados, pode precisar refinar ainda mais o seu tópico .

Faça anotações organizadas durante a revisão

Os sistemas organizacionais, como a grade de literatura, são essenciais para controlar suas leituras. Use essa estratégia, ou um sistema semelhante, para registrar as principais informações e as principais descobertas / argumentos para cada fonte.

Logo após iniciar o processo de redação, você poderá consultar sua grade de literatura sempre que desejar adicionar informações sobre uma fonte específica.

Preste atenção aos padrões e tendências

Ao ler, fique atento a quaisquer padrões ou tendências que surjam entre suas fontes. Você pode descobrir que existem duas escolas de pensamento claramente existentes relacionadas à sua pergunta de pesquisa. Ou então  você pode descobrir que as ideias predominantes sobre sua questão de pesquisa mudaram drasticamente várias vezes nos últimos cem anos.

A estrutura de sua revisão de bibliografia será baseada nos padrões que você descobrir. Se nenhuma tendência óbvia se destacar, escolha a estrutura organizacional que melhor se adequa ao seu tópico, como tema, questão ou metodologia de pesquisa.

A saber, escrever uma revisão da literatura leva tempo, paciência e muita energia intelectual. À medida que você se debruça sobre incontáveis ??artigos acadêmicos, considere todos os pesquisadores que o precederam e aqueles que o seguirão.

Entretanto, lembre-se que se trata de uma contribuição para o futuro de sua área!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.