Estudar em grupo ou sozinho: Saiba o que é melhor

Muitos estudantes não têm certeza se é mais eficiente estudar com um grupo de colegas ou sozinhos.

Às vezes, os alunos preferem a independência e o controle de estudar sozinhos. Outros, entretanto, precisam de mais pessoas para ajudar a motivá-los.

Continue lendo para aprender mais sobre os benefícios do estudo em grupo, assim como do chamado ‘auto estudo’ e em quais casos essas modalidades são indicadas.

Benefício de estudar sozinho

Quem estuda para concursos públicos, Enem, vestibular e outras metas sabe bem que a jornada é solitária. Na pandemia, então, isso se tornou uma regra.

Se esse é o seu caso, em vez de se sentir desmotivado, tente ver pelo lado positivo. Conheça a seguir algumas vantagens de estudar sozinho.

Menos distrações

Os estudantes que optam por estudar sozinhos podem se concentrar totalmente no material.

Eles não precisam se preocupar com as sessões de estudo se transformando em chamadas de vídeo longas e dispersas por que têm o compromisso de estar com os colegas.

Com o auto-estudo, os alunos podem colocar 100% de sua atenção no que precisam aprender para o teste.

Controle sobre o ambiente de estudo

Todos os alunos têm diferentes estratégias de estudo para se preparar para os testes.

Alguns querem se sentar em seus próprios quartos ouvindo uma música instrumental de fundo.

Outros precisam estar em um espaço público com muitas coisas acontecendo ao seu redor para manter o foco. Estudar sozinho permite que os alunos estudem em um ambiente perfeito para eles.

Controle sobre o cronograma de estudo

Alguns estudantes tem melhor desempenho à noite, outros durante o dia. Quando eles estudam sozinhos, podem planejar um cronograma de estudos que seja melhor para eles e fazer pausas quando quiserem.

Quando se estuda em grupo, a prioridade é encontrar um horário que funcione para todos, não encontrar um horário mais eficaz para estudar. Estudar sozinho confere a liberdade de escolher quando querem estudar e por quanto tempo.

Benefícios do grupo de estudo

Mesmo que estudar seja um ato solitário, de acordo com especialistas, muitos sentem falta de estar junto a outras pessoas, ainda que online, para pelo menos trocar experiências.

Discutir conceitos e entendê-los melhor

Estudar com outras pessoas dá a oportunidade de entender melhor o assunto, discutindo-o para instigar a argumentação. Se um estudante tiver um branco quando alguém lhe pedir para explicar um conceito, significa que precisa estudar mais.

Ajuda a esclarecer dúvidas

Não entender um conceito e não ter ninguém por perto para ajudar pode ser muito frustrante para alguns estudantes. Um grande benefício de estudar em grupo é poder perguntar aos colegas se algo não faz sentido ou então tirar dúvidas.

Ter outros alunos por perto para ajudar a revisar os conceitos também pode oferecer uma compreensão mais profunda do material da aula.

Motiva a estudar

Se você estuda melhor com outras pessoas, os grupos de estudo podem ser uma ótima opção.

Muitos estudantes obtêm energia por estarem perto de outros e estão ansiosos para aprender e discutir o material com os colegas. Ter um grupo de estudos também pode te tornar mais responsável. Outras pessoas contam com ele para ajudar nos estudos, então é menos provável que ele ou ela deixe de estudar.

E então, você prefere estudar sozinho ou em grupo?

Leia também – 5 armadilhas para evitar no estudo em grupo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.