Estudar para concursos: Como deixar essa prática mais interessante

A preparação para concursos públicos não é nada fácil e pode ser desmotivadora, chata e entediante às vezes. Conheça com a gente dicas para se motivar

Estudar todos os dias para concursos públicos pode se tornar algo entediante e até chato para muitas pessoas. São muitas disciplinas, algumas delas que podem não ser as que você tem afinidade. Isso já basta para bater aquela preguiça e sofrer uma queda no rendimento.

Como fazer para melhorar a situação? Afinal, o dia da prova não espera você potencializar seu desempenho. É preciso dar um jeito o quanto antes.

Selecionamos algumas dicas para você deixar a prática de estudar para concursos mais agradável. Que tal conhecer?

Matérias aplicadas na prática de seu futuro cargo

Há muitas disciplinas que constam no Edital de concursos públicos que fogem totalmente do seu interesse em um primeiro momento. No entanto, elas não podem ser deixadas de lado de jeito nenhum.

Para facilitar o aprendizado delas, mas de uma forma bem mais confortável e animadora, tente imaginar como essas matérias farão a diferença na prática de sua função no serviço público.

Como você aplicará tal lição no dia a dia de seu cargo? Como vai ser você fazendo isso? Por onde começar? Quais as diretrizes? Por que é importante para a sua função?

Isso ajuda a estudar conceitos que a princípio parecem bem chatos e maçantes.

Interiorize que você tem potencial para aprender tudo

Há muitos livros atualmente que ensinam como você pode transformar a sua mente com o poder do pensamento. Eles basicamente mostram que as pessoas conseguem mudar os seus hábitos, vícios e as atitudes apenas interiorizando o que almejam.

Então, uma sugestão para quem sente dificuldades em aprender determinadas matérias na hora de estudar para concursos, é interiorizar que não é algo tão difícil assim, que você pode aprendê-las. Enfim, tirar o estigma de que são lições chatas e impossíveis de serem aprendidas simplesmente.

No post que fizemos sobre a regra dos 5 segundos mostramos uma técnica que motiva o cérebro a agir mesmo diante de tarefas complicadas, garantindo o cumprimento de todas as pendências.

Rituais para a hora de estudar

Desorganização pode levar a desmotivação quando o assunto é estudar para concursos – ou para quaisquer outras avaliações.

Uma dica bem bacana é criar rituais para deixar esse momento mais agradável e sem distrações. Pequenas atitudes ajudam a condicionar o cérebro a perceber que você precisa estudar, que isso é importante para você e que não importa o quão difíceis são as matérias – você deve se esforçar naquela hora exata para tentar aprender.

Arrume o ambiente de estudos, tire celular de perto, desligue a TV, escolha músicas instrumentais para ouvir ao fundo e deixe na mesa somente seus materiais para estudar.

E então, o que acha de estudar para concursos seguindo essas dicas? Deixe esse momento mais interessante para chegar em sua meta!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.