Escrita acadêmica: 5 dicas para melhorar o seu texto

A escrita não é única e varia a depender de diversos fatores, como público, intenção do autor, meio de divulgação e meio em que se insere. Desse modo, a escrita pode ser, por exemplo, poética, jornalística, ou mesmo acadêmica.

A escrita acadêmica tem suas especificidades e muitos a consideram uma das mais difíceis. No entanto, é possível ter uma boa escrita acadêmica com muito treino e colocando em prática as dicas abaixo para melhorar o seu texto. Confira!

Defina a estrutura correta

O primeiro passo para garantir que o texto acadêmico seja bom é definir a estrutura de acordo com o material que você dispõe ou o objetivo que deseja alcançar. A estrutura do texto acadêmico pode variar, assim, pode ser um resumo, resenha, resenha crítica, relatório, artigo científico, ensaio etc. É preciso conhecer cada um deles e identificar qual se adequa mais a sua necessidade.

Siga a norma padrão

Além disso, é imprescindível usar a linguagem formal e a norma padrão no seu texto acadêmico. Geralmente essas são exigências da maioria dos textos de revistas, livros e demais meios de divulgação acadêmica e científica. Desse modo, você demonstrará a seriedade necessária ao ambiente acadêmico e a adequação linguística ao contexto.

Seja objetivo

Na escrita acadêmica é também necessário ser objetivo. Além de usar uma linguagem mais impessoal, o estudante precisa dizer as coisas com clareza e dividi-las adequadamente em tópicos. Por se tratar de um texto com maior aprofundamento de área é fácil que as informações se tornem complexas ao leitor. Desse modo, evitar dar voltas para explicar cada tópico não é boa ideia.

Tenha boas referências

Usar boas referências é também uma forma de melhorar o seu texto acadêmico, pois o conteúdo deve ser o melhor e mais coerente possível. Desse modo, ao escrever um texto para um trabalho universitário, por exemplo, pesquise muito e use no seu texto a referência a autores e pesquisadores com respaldo na área. Para isso, você pode citá-los direta ou indiretamente.

Siga as normas da ABNT

Por fim, recomendamos que você siga as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a formatação de textos acadêmicos. Todo trabalho acadêmico deve seguir as regras de padronização de espaçamento, fonte, margem, citação etc. Isso garante a estética correta ao seu texto, além de trazer mais credibilidade para o seu trabalho.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.