Concursos Públicos: 5 dicas para quem prefere estudar sozinho

O estudo para concurso público é bastante solitário para os estudantes que optam por se prepararem sem o apoio de cursinhos ou de plataformas de ensino EaD, por exemplo.

Desse modo, os concurseiros acabam ficando na dúvida sobre como e o que fazer para estudar sozinho. Veja nossas dicas abaixo!

1. Confira provas anteriores

No estudo solo, o candidato não dispõe do apoio de uma equipe especializada em concursos que já sabe a cobrança de cada área, nível e banca organizadora. Nesse sentido, ao estudar sozinho para concursos é indispensável que você confira as provas anteriores do concurso desejado. Ao analisar as provas anteriores, você saberá exatamente quais matérias deverá estudar e como é feita a cobrança dos assuntos.

2. Escolha um bom material

Após conferir as provas e os editais anteriores, o próximo passo é escolher um bom material. Para isso, é necessária muita pesquisa e também estar atento à adequação do material ao concurso escolhido, desse modo, você evitará estudar por materiais insuficientes ou por materiais cuja complexidade seja superior a cobrada pelo nível do seu concurso.

3. Estabeleça contatos

Mesmo que você decida estudar sozinho, é fundamental estabelecer contato com pessoas que estão estudando para a mesma área de concurso que você. Marcar alguns encontros de vez em quando pode ser bom para sanar dúvidas que surgiram enquanto você estudava sozinho. Além disso, manter esse contato possibilitará o compartilhamento de diversos materiais e conhecimentos, enriquecendo suas fontes de estudo.

4. Defina metas

Para obter bons resultados no estudo solo é fundamental também estabelecer metas ou objetivos de aprendizado. Vá aos poucos e estabeleça pequenas conquistas no seu aprendizado diário como forma de observar seu desempenho nos estudos e de se manter motivado durante o processo! Nesse sentido, recomendamos que você se bonifique pelo cumprimento das metas dentro do prazo estipulado.

5. Organize sua rotina

Talvez essa dica seja uma das mais importantes para aqueles que estudam sozinhos para concursos: é crucial organizar sua rotina. Defina horários para cada atividade que você deve desempenhar diariamente, seja trabalhar, se exercitar ou cuidar dos seus animais de estimação, por exemplo, mas, sobretudo, estabeleça um horário diário fixo para os seus estudos e o priorize no seu dia. Não deixe para estudar quando terminar todas as outras atividades, pois pode não sobrar tempo e seus estudos ficarem de lado.

E aí? Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário!

Clique aqui para acessar cursos para potencializar seus estudos.
Confira Conheça 7 áreas de concursos públicos e saiba qual carreira escolher

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/concursos-publicos-5-dicas-para-concurseiros-iniciantes/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.